Como ser mais ágil no trabalho: Dicas de produtividade

Saiba como melhorar a sua agilidade no trabalho.

Para ser mais ágil no trabalho é preciso analisar como tem sido a sua produtividade e organização diária. Quais tarefas têm tomado muito do seu tempo? Quais ações estão sendo deixadas de lado? Há muitos contratempos? Como você pode otimizar algumas tarefas?

Essas e outras perguntas poderão lhe ajudar nesse processo de organização profissional. Mas, além delas, outras atitudes poderão mudar a sua rotina de trabalho.

Veja a seguir, portanto, como você pode fazer isso, a partir de hoje.

Como ser mais ágil no trabalho?

Conseguir ser mais ágil no trabalho é o primeiro passo para dar um salto na produtividade. No entanto, é importante ter em mente que não existe uma fórmula mágica que poderá ser replicada por todo mundo.

Na realidade, a agilidade se envolve com as suas habilidades, os seus conhecimentos, o seu amor pelo o que faz e até mesmo a sua capacidade de saber o que é prioridade, e o que não é.

Por isso, o primeiro passo sempre será o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, para depois analisar as medidas abaixo como molas propulsoras de “agilidade” no trabalho.

Dito isso, vamos às dicas:

1- Saiba quais são as prioridades e foque em criar uma agenda pautada nelas

Como mencionamos anteriormente, saber quais são as suas prioridades diárias, semanais e mensais é o primeiro passo para ser mais ágil no trabalho. Assim você conseguirá visualizar o que deve ser feito primeiro – e o quanto antes. Logo, conseguirá manter o foco de uma maneira muito mais consistente.

Para isso, estabeleça uma agenda que se baseie exatamente nisso, e vá cumprindo as demandas de acordo com o seu tempo.

2- Tenha um momento “vago” para potenciais contratempos

Não deixe a sua estrutura diária muito engessada, pois isso poderá criar uma verdadeira bola de neve. Afinal, imagine se acontecer algum contratempo? Você não conseguirá cumprir com tudo que planejou para hoje, e a tarefa de hoje ficará para amanhã, fazendo com que o dia seguinte também não seja cumprido, e assim por diante.

Portanto, foque em deixar uma abertura na sua agenda, e caso nada aconteça para preenchê-la, experimente adiantar tarefas mais manuais e “braçais”.

3- Foque em uma tarefa de cada vez – conclua-a antes de começar outra coisa

Não seja um multitarefa em hipótese alguma. Isso apenas diminuirá o seu foco, a sua criatividade e a sua atenção. Assim sendo, se você quer mesmo ser mais ágil no trabalho, tenha a ciência de sempre se atentar a uma tarefa por vez.

4- Não aceite demandas além do que você é capaz – reconheça os seus limites

Não fique aceitando todo o tipo de trabalho, especialmente se fizer isso pensando em “agradar” o cliente ou o chefe. Esse tipo de atitude apenas sobrecarrega a sua mente e a sua rotina, diminuindo a sua produtividade e os seus resultados.

Por isso, saiba dizer “não” quando for conveniente, e aceite demandas que você é capaz de cumprir – não aquelas que terá que “se matar” para executar.

 

Por fim, lembre-se ainda de que todas essas dicas de como ser mais ágil no trabalho estão lado a lado com a necessidade de investir em uma rotina com hábitos saudáveis. Apenas assim você conquistará uma vida mais produtiva. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.