Os perigos de ser multitarefa – Entenda quais são

Saiba por que ser multitarefa é algo negativo.

Os perigos de ser multitarefa podem aparecer de maneira silenciosa, mas eles sempre estão ali, minando a rotina de muita gente. Embora possa parecer algo bom, ser uma pessoa multitarefa é abrir caminho para diversas consequências nocivas. A seguir destacamos cada uma delas.

Entenda quais são os perigos de ser multitarefa

Os perigos de ser multitarefa estão associados tanto com o trabalho, quanto com os estudos. Mas, se você pensa que apenas esses âmbitos mais “práticos” é que sofrem, saiba que até mesmo as relações interpessoais podem ser abaladas por conta do costume de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Entenda o porquê:

1- Falta de controle sobre as situações

Quando você está fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo, pode deixar pequenos detalhes passarem despercebidos. E quando esses detalhes não são vistos com atenção, você acaba perdendo o controle das situações.

Assim, ao invés de ter bons resultados fazendo duas ou mais tarefas ao mesmo tempo, você acaba executando todas elas com uma “baixa” capacidade.

2- Crises de ansiedade se tornam recorrentes

Você não consegue controlar tudo da melhor maneira. Logo, as crises de ansiedade podem aparecer de forma mais recorrente. Você acaba sentindo que nada está saindo do lugar, ou que há muita coisa para ser feita, e isso impede que você tenha um bom desempenho em cada ação, acumulando mais tarefas e gerando ansiedade.

3- Problemas de memória podem aparecer

Você não é capaz de manter o foco pleno em mais de uma tarefa por vez. Isso é cientificamente comprovado. E por não manter o foco, as chances de deixar informações passarem batidas são muito grandes.

Como consequência, você pode se esquecer facilmente de algo primordial, causando prejuízos mais tarde.

4- Dificuldade para cumprir prazos

Como você não está focado em uma só tarefa, todas elas podem se prolongar por mais tempo. Assim, as chances de que você não consiga cumprir o prazo de cada uma delas é bem grande. Atente-se a isso.

5- Prejudica a criatividade

Não ter a atenção voltada a uma única ação é um dos perigos de ser multitarefa que mais provoca efeitos negativos. Aqui, podemos citar o quanto a sua criatividade pode ficar abalada, afinal, não tem como pensar criativamente sobre duas coisas ao mesmo tempo! É humanamente impossível! Logo, você atua mais no piloto automático do que de forma criativa.

6- Afeta as suas relações pessoais

As suas relações sociais também podem sofrer com os perigos de ser multitarefa. A nível de exemplo, lembre-se da última vez que você estava conversando com alguém e mexendo no celular ao mesmo tempo… É bem provável que você não tenha mantido o foco nas duas coisas, e a pessoa sentiu que estava falando sozinha, certo?

Isso, no agregado, pode desgastar as relações. Assim como os atrasos, problemas de memórias e outros efeitos nocivos da multitarefa também podem desencadear impactos nos seus relacionamentos.

Portanto, pare de querer passar uma imagem de fazer “mil coisas ao mesmo tempo”. Isso deixou de ser visto como algo positivo há muito tempo. Hoje, sabemos que os perigos de ser multitarefa são inúmeros, e por isso que devemos evitar essa forma de atuar. Lembre-se disso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.