Como melhorar a produtividade? Veja aqui!

Saiba como você pode melhorar a sua capacidade de ser produtivo.

Para melhorar a produtividade é necessário analisar, de perto, a sua rotina atual. Saber verificar e avaliar o que pode ser mudado e reconhecer os possíveis erros, são medidas fundamentais para restabelecer o equilíbrio no trabalho e/ou nos estudos. Abaixo você encontra algumas sugestões que partem desses pressupostos.

Como melhorar a produtividade?

Melhorar a produtividade é o objetivo de praticamente todo mundo. Mas, nem todos põem em prática as medidas que realmente aumentam a produção diária. Por isso, acabam se sentindo estagnados no trabalho ou sobrecarregados.

Portanto, o primeiro passo para conquistar uma vida mais produtiva é justamente criando esse comprometimento consigo mesmo. Declare, para si, o quanto você quer ser mais produtivo a partir de hoje e foque nisso. Em seguida, comece a pôr as nossas sugestões em prática:

1- Tenha sempre a sua lista de prioridades

Saiba quais são as suas prioridades diárias. Isso pode até soar clichê, mas não existe maneira mais simples de melhorar a produtividade do que saber o que deve ser feito primeiro. Afinal, é fundamental saber o que é mais importante para, a partir disso, poder focar nas coisas certas, não é mesmo?

Por isso, tenha uma lista de prioridades para o dia, a semana, o mês e, se possível, para o seu ano. Isso impulsionará a sua mente na conclusão de todas essas demandas.

2- Cumpra os seus horários e evite a procrastinação

Evitar a procrastinação é uma peça-chave para melhorar a produtividade, e todo mundo sabe disso. Mas, para conseguir evitar, é necessário saber qual é o seu horário de trabalho e quais são os horários para cada tarefa diária.

Apenas dessa maneira é que você conseguirá, de fato, reconhecer que está cumprindo as demandas, ou “perdendo tempo” com outra coisa menos importante.

3- Saiba fazer as suas pausas quando necessário

Melhorar a produtividade não é o mesmo que “trabalhar sem parar”, hein? Na realidade, essa ação de trabalho ininterrupto pode mais atrapalhar a sua rotina, do que ajudar.

É necessário levar em conta que a nossa mente tem um limite de foco e concentração, e que as pausas servem de descanso e restart para esse foco. Por isso, de tempos em tempos, levante-se da sua cadeira, olhe pela janela e pegue um café – apenas cuidado para não transformar tudo isso em momentos de procrastinação, ok? 😉

4- Aprenda a delegar funções para outras pessoas

Não queira agir sozinho. Foque em delegar aquelas tarefas que não são tão interessantes, ou que você tem mais dificuldades para cumprir. Assim você conseguirá focar no que sabe fazer de melhor – aumentando a sua produtividade e gerando resultados mais interessantes.

5- Pratique hábitos saudáveis diariamente

Lembre-se de que para melhorar a produtividade é preciso cuidar da mente e do corpo também. Afinal, não somos robôs prontos para reproduzir as obrigações, certo?

Por isso, tenha um momento para descansar, pratique um hobby, tenha uma vida ativa, alimente-se bem e priorize o seu sono. Tudo isso é de suma importância para conquistar uma vida muito mais feliz e organizada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.