Como pedir um aumento de salário: 9 dicas para se valorizar como profissional

Conquiste seu objetivo com algumas estratégias certeiras

Receber uma promoção ou um aumento de salário é o desejo de muitos trabalhadores. No entanto, não é uma tarefa fácil, há muitas questões envolvidas e é preciso conversar de uma maneira positiva com um chefe que muitas vezes não oferece as oportunidades para tratar de uma valorização do profissional.

A negociação salarial é bastante delicada, deve ser feita no momento adequado, sendo necessária uma preparação com antecedência e a utilização de argumentos que favorecem o colaborador da empresa. Dessa forma, é preciso ter uma abordagem certa, mostrar ao empregador suas qualidades, e porque merece um aumento.

O fato é que no Brasil o empregador além de pagar o salário do profissional ainda tem que desembolsar uma grande quantia relativa aos impostos do mesmo. Dessa maneira, não há muito espaço para negociações, o profissional no país é bastante caro. Aliás, por essa razão, o trabalhador deve mostrar que traz um alto rendimento para a empresa, através de seu trabalho.

Novidades do WhatsApp: veja como ocultar o status ‘online’ e sair de grupos discretamente

Felizmente, para o trabalhador que se dedica, se destaca entre seus colegas, e se mostra capaz de colaborar com a empresa de uma forma positiva, pode ter espaço para negociar seus rendimentos. Para tal, pode-se utilizar algumas dicas e estratégias. Vamos lá!

1 – Escolha o ambiente certo

No momento de pedir um aumento, é indicado que se escolha um lugar tranquilo, sem interrupções. A conversa deve ser objetiva e particular. Ademais, é preciso evitar que outras pessoas interrompam a conversa. Deve-se certificar de que o chefe não perca a atenção na hora de tratar do assunto. É indicado que se marque uma reunião e que esteja preparado e confiante.

Concurso Igeprev PA 2022 tem banca definida, e edital fica próximo

2 – Planeje seus argumentos para pedir o aumento

Antes da conversa com seu chefe, uma boa dica é preparar os argumentos que irão embasar a sua solicitação. Demonste o porquê de estar pedindo um aumento de salário, apresentando suas habilidades principais e os objetivos conquistados na empresa. em síntese, tenha em mente as qualidades que te destacam de seus colegas, seus resultados, durante o tempo em que trabalhou na companhia.

3 – Conheça seu mercado de trabalho

Antes de pedir um aumento, veja quanto ganham os profissionais na sua mesma área de atuação. Dessa maneira,  você não pede valores exorbitantes, impossíveis de serem conquistados. Cerca de 5% a 20%de aumento  é condizente com a realidade. Também pode ser uma boa ideia solicitar alguns benefícios trabalhistas. Em suma, pense que o aumento deve ser benéfico para ambos os lados.

4- Conheça a realidade financeira da empresa

Procure saber se a empresa onde está trabalhando esteja tendo resultados positivos. Todavia, pedir um aumento em um momento onde o empregador está tendo prejuízo pode não ser uma boa ideia. Provavelmente seu pedido será negado. Portanto, espere a hora mais oportuna.

Auxílio Brasil de R$ 600 permanente; veja a proposta

5 – Procure se capacitar para pedir o aumento

A capacitação profissional pode abrir muitas portas para o trabalhador. Desse modo, ele pode melhorar a sua  argumentação na hora de pedir um aumento de salário. O profissional demonstra interesse em crescer na empresa, além de realçar suas habilidades, aprendendo novas técnicas e ampliando seus conhecimentos.

6 – Diversifique seu trabalho

Durante a conversa com o empregador, o profissional pode mostrar disposição em assumir outras responsabilidades dentro da empresa. Dessa forma ele aponta uma capacidade de gerar mais receita e de diminuir custos relativos ao trabalho na organização e pode pedir um aumento. Aliás, é uma oportunidade de mostrar que há um ganho dos dois lados, o que pode facilitar a conquista do objetivo.

7 – Trabalhe em projetos de grande responsabilidade 

A princípio, antes de pedir o aumento, é conveniente preparar o terreno. Buscar participar de projetos que envolvam toda a empresa é uma ótima estratégia. Acima de tudo, você entra em contato com outros setores da companhia e acaba por mostrar seu valor frente a todos os colegas. Seu chefe com certeza irá notar.

8 – Tenha uma reunião calma e serena

O momento de pedir um aumento de salário pode ser constrangedor tanto para o profissional como para o chefe. Manter a calma e a confiança em si mesmo, buscando ter uma conversa confortável, pode aumentar as chances de se conseguir seu objetivo. Em suma, deve-se observar o momento certo para falar e demonstrar seu interesse pela empresa em questão.

9 – Seja positivo ao solicitar o aumento  

Sua atitude no momento de pedir um aumento de salário conta bastante. Fortaleça seus pontos fortes, sua dedicação à empresa, e como você tem se dedicado à ela. em conclusão, se receber um não como resposta, continue calmo e procure realizar seu trabalho com afinco e dedicação. Com certeza terá uma recompensa no futuro. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.