Adidos agrícolas: MAPA organiza capacitação para candidatos

Candidatos a adidos agrícolas participam de curso preparatório no Instituto Rio Branco, de acordo com recente divulgação do Mapa. Saiba mais!

Candidatos a adidos agrícolas participam de curso preparatório no Instituto Rio Branco, de acordo com recente divulgação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Adidos agrícolas: MAPA organiza capacitação para candidatos

Na última segunda-feira (08), foi iniciado o curso de preparação para o exercício da missão de assessoramento em assuntos agrícolas para candidatos a adidos nas representações diplomáticas brasileiras em Angola, Colômbia, Egito, Marrocos e União Europeia. 

Capacitação realizada pelo IRBr

De acordo com a recente divulgação oficial, a capacitação, organizada em colaboração entre o Ministério das Relações Exteriores com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está sendo realizada no Instituto Rio Branco (IRBr), academia de formação diplomática do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e vai ocorrer até sexta-feira (12). 

Em 2022, 13 profissionais sêniores, com conhecimento em temas agrícolas, foram finalistas aos postos de adido agrícola. O processo seletivo contou com fase de habilitação, avaliação curricular, prova discursiva e entrevista.

Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), o número de adidâncias aumentou, além do apoio das embaixadas, graças aos resultados concretos que os adidos trouxeram, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O estudo objetiva a estrutura das representações diplomáticas

Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nos cinco dias de curso preparatório, os candidatos poderão entender sobre a estrutura organizacional das representações diplomáticas brasileiras no exterior; cooperação internacional e atração de investimentos; imagem do agronegócio; linguagem diplomática; temas técnicos, sanitários e fitossanitários; táticas de negociação; assessoria de imprensa; dentre outros assuntos. 

Desde 2009, mais de 60 servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já cumpriram a função de adido agrícola e mais de 160 já integraram as listas tríplices, mostrando assim o interesse crescente pela internacionalização do Ministério. 

Já são 28 adidos agrícolas

Além disso, atualmente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) possui 28 adidos agrícolas brasileiros designados junto às representações diplomáticas no exterior, com previsão de ampliação, ainda em 2022, para 29 adidos em 27 postos. 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) explica que o adido atua na abertura, manutenção e ampliação de mercados para o agronegócio brasileiro, contribuindo para geração de divisas e empregos no Brasil.

Em coordenação com o embaixador e demais diplomatas da embaixada onde atua, tem o papel de identificar oportunidades, desafios e possibilidades de comércio, investimentos e cooperação. 

Para isso, ele também mantém interlocução com representantes dos setores público e privado e interage com relevantes formadores de opinião na sociedade civil, imprensa e academia, ressalta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Em alguns casos, as missões de assessoramento em assuntos agrícolas permitem ao adido atuar, cumulativamente, em mais de um país. A duração da missão é de até quatro anos consecutivos, não prorrogáveis. 

Seleção e resultado 

A seleção de 2022 teve por objetivo identificar candidatos aptos a substituir quatro adidos cujos mandatos estão se encerrando, além de candidato para a nova adidância agrícola que está sendo criada na Embaixada do Brasil em Luanda, Angola, ressalta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Após seleção, os servidores mais bem colocados, até três por posto, são indicados ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o qual seleciona os profissionais a serem indicados ao Presidente da República (PR), ouvindo previamente o Ministro das Relações Exteriores. O curso de preparação para o exercício da missão é pré-requisito para a designação pelo PR. Espera-se que os cinco novos adidos sejam designados ainda em 2022 e iniciem suas missões no começo de 2023. 

O Instituto 

Conforme explicação oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto Rio Branco (IRBr) foi criado em 1945, na esteira das comemorações do centenário de nascimento do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira.

Inicialmente instituído com a dupla finalidade de tratar da formação e aperfeiçoamento dos funcionários do Ministério das Relações Exteriores e de constituir um núcleo de estudos sobre diplomacia e relações internacionais, o Instituto tornou-se, ao longo de seus quase 70 anos de existência, referência internacional como academia diplomática. 

O IRBr é responsável, ainda, pela realização do Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas e do Curso de Altos Estudos, obrigatórios para os diplomatas que almejam a ascensão na carreira, de acordo com a recente divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.