Como o Auxílio Emergencial estava alimentando o tráfico de drogas no Ceará

De acordo com informações da Polícia Militar (PM) traficantes montaram esquema para lucrar com dinheiro do Auxílio Emergencial

O Governo Federal lançou o Auxílio Emergencial ainda no ano passado com o objetivo de ajudar os informais nesta pandemia do novo coronavírus. No entanto, em alguns casos as pessoas estão usando essa quantia para alimentar o tráfico de drogas na cidade de Fortaleza, no Ceará. Pelo menos é o que a polícia está dizendo.

De acordo com as informações oficiais, um homem foi preso na tarde desta segunda-feira (23), na capital cearense. Ele estava levando com ele uma série de cartões da Caixa Econômica Federal, além de uma arma calibre 38 e drogas como maconha e cocaína. Os policiais não deram mais detalhes sobre esta pessoa.

De qualquer forma, a PM esclareceu que esses cartões da Caixa estavam carregados com pagamentos do Auxílio Emergencial. É que traficantes de drogas da região estavam pedindo para que os usuários entregassem esses utensílios como uma espécie de garantia, ou mesmo uma moeda de troca, para seguir vendendo o material para as pessoas.

Como se sabe, o vício nessas drogas pode acabar fazendo com que o cidadão entre em desespero para conseguir dinheiro. E é justamente neste momento em que essas pessoas estavam desesperadas, que elas acabaram pegando os seus cartões e entregando para os criminosos. Pelo menos é o que diz a polícia.

Não está claro se esses cartões são mesmo dos usuários das drogas ou se eles pegaram de seus familiares ou amigos. O que se sabe, no entanto, é que a função principal do Auxílio Emergencial não é essa. Em tese, o benefício existe para ajudar as pessoas a comprarem itens básicos como comida e material de limpeza, por exemplo.

Cartões do benefício

Toda essa situação acabou levantando uma grande discussão nas redes sociais. Afinal, isso que se passou em Fortaleza trata-se de uma fraude no Auxílio Emergencial? Que há um crime, não há duvidas. Mas em tese, o dinheiro é do cidadão.

Para evitar que situações como essas aconteçam, alguns estados estão preferindo pagar auxílios que possuem funções específicas. Então os trabalhadores estão recebendo cartões para que eles comprem apenas comida ou materiais de higiene e limpeza. Nada além disso.

De acordo com pesquisas de cunho nacional, esse fato de Fortaleza está longe de ser a regra. De acordo com os principais levantamentos do Instituto Datafolha, a grande maioria dos usuários do benefício usam mesmo o dinheiro para comprar itens essenciais como comida.

Fraudes no Auxílio Emergencial

De acordo com informações do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU), o Governo Federal gastou bilhões de reais em pagamentos indevidos do Auxílio Emergencial no ano passado.

É justamente por isso que a ordem agora dentro do Palácio do Planalto é fazer de tudo para evitar que isso aconteça nos repasses deste ano. Eles decidiram, por exemplo, aumentar o nível de proteção do aplicativo Caixa Tem, que é por onde as pessoas movimentam o dinheiro.

Todo esse aumento de proteção fez aumentar também o número de bloqueios em contas. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, cerca de 2 milhões de brasileiros tiveram o beneficio cancelado entre os meses de abril e junho deste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.