Como motivar uma equipe? Veja algumas dicas

Saiba como aumentar a motivação da sua equipe.

Motivar uma equipe não é algo simples e prático de ser feito. É algo que exige dedicação, atenção e presença do gestor. Apenas com esses atributos é que se torna possível ser um bom líder, capaz de inspirar o time e fazer com que os resultados alcançados sejam cada vez mais interessantes.

Mas, por onde começar? O que fazer para motivar um time? Como dar o suporte para que os sujeitos sintam-se mais engajados e prontos para vestir a camisa do projeto?

Para responder a esses questionamentos, elencamos algumas dicas no decorrer deste texto. Continue lendo e saiba mais.

Dicas de como motivar uma equipe

Cada equipe é única, e é desse pressuposto que você deve partir. Isto é, você precisa conhecer o seu time, aprender sobre os limites e as habilidades que ele tem. Apenas dessa maneira é que será possível estabelecer uma rotina motivadora, rica em atributos benéficos para todos.

Depois que você conhecer bem a sua equipe, aí sim será o momento de começar as mudanças promissoras. Veja quais são essas mudanças:

1- Estabeleça metas claras, mensuráveis e possíveis

Estabelecer metas que sejam claras, mensuráveis e possíveis é de suma importância para conseguir motivar uma equipe. Sem metas, as pessoas podem agir no piloto automático, sem compreender o que deve ser feito a cada dia. Além disso, quando as metas não são mensuráveis, jamais saberemos se elas foram realmente atingidas.

Por fim, as metas precisam ser possíveis. Não adianta querer resultados impecáveis e incríveis se, atualmente, a realidade da sua empresa não permite tal feito. Então, seja racional e estabeleça metas consistentes e coerentes, sempre levando em conta a opinião da sua equipe, obviamente.

2- Dê feedbacks sempre que possível

Os feedbacks devem fazer parte da rotina da sua empresa. Apenas dessa forma é que você poderá, juntamente com os membros da sua equipe, reconhecer o que pode ser melhorado e o que deve ser mudado. Porém, cuidado para não focar apenas nos feedbacks negativos, ok? Mantenha um equilíbrio.

3- Invista no treinamento da sua equipe

O seu time precisa se sentir preparado para os desafios. E a melhor forma de fazer isso é investindo em treinamento. Ofereça novos conhecimentos, habilidades e formas de atuação, pois tudo isso irá lhe ajudar na hora de motivar uma equipe.

4- Saiba reconhecer o esforço de cada um

Reconheça os esforços e os resultados de cada um. Embora o feedback grupal seja excelente e fundamental, quando você estiver a sós com cada um dos membros da equipe, seja sincero e reconheça o quanto cada um se esforçou, por si só.

Isso mostrará o quanto você valoriza o seu time e está atento às atuações de cada um dos integrantes.

5- Conheça as habilidades de cada membro e valorize isso

Por fim, esteja sempre a par dos conhecimentos de cada integrante da sua equipe. Isso é de suma importância para que você consiga valorizar, um a um. E sabe como isso pode ser feito? Através da delegação de tarefas.

Delegue de maneira eficiente, considerando o que cada um sabe fazer de melhor. Assim, certamente você conseguirá motivar uma equipe de modo mais coerente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.