Como motivar funcionários – Veja algumas sugestões

Saiba como você pode impulsionar a sua equipe.

Conseguir motivar funcionários é um desafio que assombra o dia a dia de muitos gestores. As dúvidas sobre como agir, como dar feedback e como impulsionar os resultados da empresa, aparecem a todo momento. E para tentar lhe ajudar nesse sentido, preparamos esse conteúdo para você. Acompanhe e saiba mais.

Dicas de como motivar funcionários

Para motivar funcionários é preciso conhecer cada um deles. Não adianta querer implementar programas de motivação no ambiente de trabalho se você não sabe o que faz com que cada pessoa ali se sinta feliz.

Quer um exemplo? Dinâmicas que requerem muita interação podem ser um pesadelo para os mais tímidos. Por isso, não use receitas prontas e tampouco ações genéricas para motivar a sua equipe, ok?

Dito isso, vamos agora às nossas sugestões:

1- Comece pelas metas – elas precisam ser claras, objetivas e mensuráveis

As metas são sempre o primeiro passo para motivar funcionários. Sem elas, os profissionais podem atuar de maneira muito aleatória, não enxergando as suas próprias qualidades e acabam se sentindo extremamente desnecessários no ambiente de trabalho.

Portanto, comece a traçar metas (junto com a equipe) que sejam claras, objetivas e mensuráveis. Assim, de tempos em tempos vocês poderão conversar sobre as metas que vêm sendo atingidas.

2- Saiba delegar as tarefas de acordo com o perfil de cada profissional

Conhecer o perfil de cada profissional é de suma importância para que você consiga delegar tarefas com eficiência.

Afinal, de nada adianta enviar uma pessoa extrovertida e que adora falar, para um espaço onde requer ações metódicas e silenciosas, não é mesmo? Ou então, enviar o tímido para dar uma palestra… Pense sobre isso!

Conheça o perfil de cada profissional e saiba alinhar as tarefas de acordo com as habilidades de cada um, sempre incentivando o crescimento de todos, é claro.

3- Mantenha a cultura do feedback

O feedback deve fazer parte da rotina de qualquer empresa. É através dele que você poderá apontar o que deve ser melhorado e o que está funcionando muito bem. Logo, os profissionais tendem a se sentir mais motivados e preparados para os diversos desafios do dia a dia.

4- Incentive hábitos saudáveis no trabalho e na vida pessoal

Seja aquela pessoa que incentiva hábitos saudáveis. Demonstre a importância dos exercícios, do descanso, da boa alimentação, etc. Se possível, implemente esses hábitos no próprio ambiente de trabalho. Além disso, seja um exemplo, pois isso pode fazer toda a diferença mais tarde. 😉

5- Saiba reconhecer a sua equipe e os esforços individuais

Reconheça a sua equipe, até mesmo quando você perceber que algo saiu errado. Não seja aquele tipo de gestor que só aparece quando tudo está desandando. Seja presente e esteja sempre a par do que está acontecendo. Isso fará muita diferença e impulsionará o seu time.

E como sabemos que você quer saber como motivar funcionários, então aposte nessa presença e reconheça os esforços da equipe como um todo, mas saiba apontar os esforços individuais nas reuniões e conversas em grupo.

Quanto aos erros individuais, bem, esses devem ser tratados no particular, ok?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.