Como exercitar o cérebro? 7 dicas

Que tal começar a exercitar a sua mente e o seu cérebro? Veja como!

Exercitar o cérebro diariamente garante uma proteção a mais contra doenças neurodegenerativas. Além disso, exercícios cerebrais melhoram a nossa memória, nosso raciocínio e até mesmo nossa criatividade. Por isso, neste conteúdo você verá algumas opções de exercícios para o cérebro. Acompanhe.

Como exercitar o cérebro?

Para exercitar o cérebro é necessário estar ciente de que as atividades cerebrais devem ser estimuladas todos os dias. Isto é, não adianta querer ler um livro em um dia e, depois, passar 25 dias sem explorar nada desafiador para a mente. Dito isso, vamos agora às nossas sugestões:

1- Leia mais – de preferência diariamente

A leitura traz benefícios incríveis para a nossa mente. Ela melhora as nossas conexões neurais, nos ajuda a aprender coisas novas, melhora nosso vocabulário, entre outras vantagens. Por isso, se você quer realmente exercitar o seu cérebro, comprometa-se de ler diariamente.

2- Assista conteúdos diferentes e desafiadores

Assista filmes, aulas, documentários e outros tipos de conteúdos audiovisuais que possam desafiar a sua mente. Aqui, conteúdos de história, filosofia e sociologia podem ser relevantes.

Isso porque você estará aprendendo coisas novas, ao mesmo tempo em que passa a lidar com pontos de vista diferentes. Logo, a sua mente é muito mais estimulada.

3- Pratique exercícios físicos diariamente e desenvolva a inteligência espacial

Os exercícios físicos impactam diretamente na saúde do nosso cérebro, uma vez que:

  • Exercícios estimulam os neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer;
  • Melhoram a oxigenação e a circulação sanguínea no cérebro;
  • Diminuem as chances de doenças neurodegenerativas;
  • Melhoram a nossa inteligência espacial;
  • Fazem com que nos sintamos mais animados e dispostos.

4- Durma bem – assim a sua mente fica mais ágil e você consegue exercitar o cérebro

Dormir bem também é uma forma de exercitar o cérebro. Pois é nesse momento que ele fará uma “limpa” nas suas memórias, mantendo tudo organizado. Além disso, uma noite bem dormida é capaz de deixar a nossa mente mais ágil e pronta para novos desafios.

5- Invista em jogos desafiadores, como jogo da memória, caça-palavras, etc.

Jogos que ajudam a exercitar o cérebro também são bem-vindos, obviamente. Dentre eles, temos:

  • Enigmas;
  • Charadas;
  • Caça-palavras;
  • Palavras cruzadas;
  • Jogo da memória;
  • Jogos de raciocínio e estratégia;
  • Entre outras possibilidades.

O mais legal dessas atividades é que, acima de tudo, elas geram prazer, diversão e interação com outras pessoas.

6- Converse e discuta assuntos relevantes para exercitar o cérebro

Conversar e discutir ideias também é uma forma de exercitar o cérebro. Isso porque você abre a sua mente para ouvir pontos de vista alheio, além de raciocinar sobre o que você quer expressar. Aos poucos, seus argumentos ficam mais consistentes, e você passa a sua informação com muito mais clareza, ao passo que também exercita a sua mente.

7- Fuja da rotina repetitiva, ao menos uma vez ao dia

Uma rotina muito repetitiva e monótona é um “risco” para a nossa mente. Precisamos, dessa forma, construir coisas diferentes, sempre que possível. Seja alternando o caminho até o trabalho, ou simplesmente mudando o horário do lanche ou começando a assistir algo novo.

Lembre-se de sempre quebrar padrões, e não deixe a rotina comandar a sua vida de uma forma engessada. Exercite o seu cérebro mudando algumas atitudes e experimentando novas, de tempos em tempos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.