Quais os benefícios da leitura? Descubra aqui!

Conheça todos os benefícios da leitura.

Você já parou para pensar sobre os benefícios da leitura? Ainda não? Então talvez esse seja o melhor momento para compreender porque seus professores e tantas pessoas incentivam a leitura. Afinal, ela não tem a ver apenas com a sua capacidade de decorar conceitos para uma prova – mas sim, vai muito além disso.

No decorrer deste texto, portanto, você compreenderá porque a prática de leitura diária é tão preciosa e incentivada. Acompanhe!

Quais os benefícios da leitura?

Os benefícios da leitura estão relacionados não apenas às questões intelectuais, mas também ao nosso bem-estar e até mesmo a nossa forma de expressar opiniões. Abaixo clarificamos com mais detalhes essas vantagens, veja:

1- Desenvolve a sua criatividade

Quanto mais estórias/histórias e enredos você conhece, mais a sua criatividade tende a ser explorada. Até porque você estará absorvendo novos pontos de vista, soluções, formas de se portar, entre outras variáveis, enquanto lê.

E isso vale para todo tipo de leitura: romance; biografia; autoajuda; livros acadêmicos; entre outras opções. Quando lemos, estamos sempre absorvendo o ponto do autor, por mais “imparcial” que ele possa ser. Essa absorção expande nossa visão de mundo e, quando precisamos tomar uma decisão criativa, temos um repertório a mais dentro de nós.

2- Quais os benefícios da leitura: Exercita o cérebro e combate doenças neurodegenerativas

A leitura é um exercício incrível para o nosso cérebro. Por isso que você deve já ter ouvido a frase “ler também é um exercício”, porque realmente é.

A leitura fortalece as nossas conexões neurais e permite que fiquemos mais “inteligentes”, além de impedir que a monotonia mate nossos neurônios e, mais tarde, provoque doenças neurodegenerativas.

3- Melhora a sua escrita e o seu vocabulário

Quanto mais lemos, mais palavras e formas de se expressar internalizamos. Consequentemente, temos um vocabulário muito mais apurado e explorado, o que permite que a nossa escrita melhore, além da nossa forma de nos comunicarmos verbalmente.

4- Quais os benefícios da leitura: Diminui o estresse e a ansiedade

Quantas vezes você leu uma história que, simplesmente, “apagou” tudo em sua volta e fez você ficar completamente entretido com o que lia? Pois é!

Essa ação faz com que a ansiedade e o estresse sejam diminuídos, uma vez que o foco sai dos problemas reais e escorrega para o que está sendo lido naquele momento.

5- Gera prazer e bem-estar

À medida que você vai aprendendo coisas novas, descobrindo novos horizontes e expandindo os seus conhecimentos, o prazer e o bem-estar aparecem. Esses são mais um dos benefícios da leitura para a rotina de qualquer pessoa.

Afinal, sensações de prazer e bem-estar mudam o nosso humor; nossa produtividade; nossa disposição e até a nossa maneira de nos portarmos diante de problemas.

6- Desenvolve o seu pensamento crítico

Conhecer pontos de vista diferentes também melhoram a nossa capacidade crítica. Passamos a respaldar as nossas opiniões em um embasamento mais consistente e sólido.

Assim, conseguimos elaborar argumentos mais fortes e que realmente façam sentido. Isso, portanto, impacta diretamente os nossos relacionamentos interpessoais.

 

Você já conhecia esses benefícios da leitura? Tem mais algum para incluir em nossa lista? Então deixe um comentário sobre o assunto! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.