O fluxo de caixa vai além da obrigatoriedade

O fluxo de caixa é uma demonstração contábil exigida pelo fisco às empresas de médio e pequeno porte, porém, sua utilidade e importância vai além da obrigatoriedade. 

Saiba o que é fluxo de caixa e qual a sua importância para as empresas

 O fluxo de caixa é uma demonstração contábil exigida pelo fisco às empresas de médio e pequeno porte, porém, sua utilidade e importância vai além da obrigatoriedade. 

Sendo assim, é uma ferramenta de controle financeiro, muitas vezes subestimada, que pode ser implantada nas empresas, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

 Qual a estrutura dessa demonstração?

O fluxo de caixa consiste em identificar as entradas e saídas do caixa, assim, é possível ter a visão correta das receitas e despesas, também permite a projeção das mesmas. Dessa maneira, o fluxo de caixa passa a ter uma importância que vai muito além da mera obrigação, passando a ser uma ferramenta amiga do empreendedor. 

 Quais tipos de informações posso obter?

A demonstração do fluxo de caixa permite que o empreendedor tenha a correta dimensão de seu negócio.

Assim sendo, é possível saber, por exemplo, em qual período do mês as vendas são maiores, bem como, em qual período as despesas são maiores, tornando possível uma revisão na estratégia financeira.

Além disso, também permite saber a proporção das vendas por filial ou por meio de pagamento, entre outras inúmeras informações.

 Quando devo atualizar as informações no meu fluxo de caixa?

Manter o fluxo de caixa sempre atualizado é uma tarefa diária. Dessa forma, o empreendedor não deve subestimar essa importância, pois atualizar as entradas e saídas é o que permitirá que essa ferramenta seja eficaz quando as informações que a demonstração oferece se fizerem necessárias. Informações de compras, vendas, pagamentos de impostos, pagamento de funcionários, despesas e custos, entre outras.

 Quais informações posso extrair do fluxo de caixa?

Manter o fluxo de caixa sempre atualizado trará muitos benefícios para o empreendedor. Através dessa ferramenta é possível extrair várias informações do seu negócio. Por exemplo, a margem de contribuição que consiste em determinar os valores necessários para pagar as despesas fixas e gerar lucro para o seu negócio, resultado operacional determina qual o valor a empresa gerou com sua atividade principal, resultado líquido identifica se houve geração ou redução de caixa no período avaliado, entre outras informações que agregarão no processo de administração da sua empresa. 

 Fluxo de caixa projetado

A demonstração do fluxo também permite que o empreendedor faça projeções sobre o seu negócio, ou seja, projetar o resultado que deseja alcançar. Isso permitirá que o planejamento financeiro seja controlado e comparado com os resultados reais, trazendo uma visão detalhada dos resultados das ações adotadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.