Sensação de perda de controle – Como lidar com essa sensação?

O medo de perder o controle pode gerar fortes crises de ansiedade.

sensação de perda de controle pode aparecer em diversos momentos e esferas de nossas vidas. Às vezes, ela aparece no trabalho, quando estamos diante de um prazo apertado; em outros momentos, ela surge nos estudos, quando acreditamos que não iremos dar conta de uma apresentação; até mesmo na vida pessoal ela pode aparecer: quando percebemos que (felizmente), não podemos controlar quem está ao nosso lado.

Porém, por mais comum que essa sensação possa ser, quando ela aparece de forma exacerbada, pode atrapalhar a vida de qualquer pessoa. Por isso, neste conteúdo você verá algumas sugestões para lidar com isso. Acompanhe.

Por que a sensação de perda de controle aparece?

Na realidade, a sensação de perda de controle é multifatorial. Isto é, ela não está associada apenas a uma causa e efeito. Mas sim, ela depende muito das questões emocionais e do gerenciamento que o sujeito faz de seus sentimentos e emoções.

Porém, algumas circunstâncias podem aparecer com mais recorrência na rotina de quem sente que está prestes a perder o controle, como por exemplo:

  • A procrastinação, com a falta de organização das tarefas e obrigações diárias.
  • Dificuldade para dizer “não”, tendo em vista que o sujeito aceita qualquer demanda, mesmo sendo difícil concluí-la.
  • Dificuldade para se organizar, não sabendo “por onde começar” e tampouco como irá terminar o seu dia.
  • Questões pessoais, como brigas, desentendimentos, separações, entre outros conflitos de relacionamento.
  • Crises do pânico, por conta do medo de morrer ou achar que vai enlouquecer.
  • Entre muitos outros fatores.

Como lidar com a sensação de perda de controle?

Para lidar com a sensação de perda de controle de maneira eficiente, é preciso analisar a situação de uma forma mais fria. Tentar reconhecer a potencial causa ou estopim pode ser uma boa medida, tendo em vista que a partir desse conhecimento será possível “tratar” o problema, além de preveni-lo.

Mas além disso, existem outras ações igualmente efetivas. São elas:

1- Analise a situação com mais racionalidade

Procure respirar fundo e analisar a situação baseando-se na racionalidade. Você sente que está perdendo o controle de quê? Por quê? Em que circunstância?

Analise até que ponto a sensação faz jus à realidade e, se perceber excessos, é hora de parar para refletir sobre os seus sentimentos e gerenciamento das emoções.

2- Afaste-se dos gatilhos emocionais, ao menos por um momento

A partir do momento que você tem uma visão mais racional da situação, pondere sobre os gatilhos emocionais envolvidos com a sensação de perda de controle. Ao constatá-los, afaste-se deles até se sentir mais tranquilo e equilibrado.

3- Busque saber quais são as suas prioridades e tenha metas no seu dia

Tenha metas e prioridades no seu dia a dia. Isso evita que você sinta uma sobrecarga de trabalho e tarefas, e também lhe ajuda a ter uma visão mais controlada da situação. Logo, os imprevistos não serão tão intensos e a sensação emocional será mais equilibrada.

4- Reconheça que não é possível controlar o tempo todo

Aceitar que não podemos ter o controle de tudo e de todos também pode ajudar. Falar, para si mesmo, que tudo bem não ter o controle de vez em quando, pode aliviar as angústias envolvidas com a situação.

Afinal, somos humanos e passíveis de acontecimentos externos, que não estão ao nosso alcance.

5- Em casos de ansiedade extrema, busque auxílio profissional

Se apesar das tentativas de lidar com a sensação de perda de controle, ainda assim você sentir que a ansiedade extrema está presente, busque auxílio profissional.

Na psicoterapia, por exemplo, você poderá resgatar as suas habilidades emocionais, aprendendo a analisar a situação de forma mais racional e, consequentemente, tranquila e controlada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.