Como distribuir a energia no trabalho e ter mais produtividade?

Conseguir distribuir a energia no trabalho e ter mais produtividade é algo muito difícil para algumas pessoas.

Muitas vezes, o excesso de funções pode tornar tudo um tanto quanto confuso, o que atrapalha as tomadas de decisão e a organização da agenda.

Pensando nesses fatores, desenvolvemos este guia com diversas sugestões que podem ajudar você. Continue lendo para saber mais!

Como distribuir a energia no trabalho e ter mais produtividade?

Para distribuir a energia no trabalho e ter mais produtividade é fundamental conhecer bem as suas funções. Isto é, você precisa ter claro, diante dos seus olhos, quais são todas as tarefas que devem ser executadas.

Apenas dessa maneira é que se torna viável fazer uma boa distribuição da sua energia física e mental, evitando o esgotamento.

Entendido quais são as tarefas, vamos às dicas que podem aprimorar esse conhecimento:

1. Entenda, claramente, as suas prioridades

Com todas as suas tarefas em mãos, é hora de analisar quais delas são as suas prioridades.

Afinal, como você poderá distribuir a energia no trabalho e ter mais produtividade se, na prática, apenas executa as tarefas no piloto automático? Sem pensar na importância de cada uma delas? Pois é!

Por isso, foque em avaliar quais são as opções fundamentais e prioritárias da sua lista de tarefas, executando-as primeiro.

2. Tenha um checklist sempre atualizado

Outro fator que é fundamental para ter uma boa distribuição de energia mental, é manter o seu checklist de tarefas semanais e diárias sempre atualizado.

Isto é, surgiu alguma demanda urgente? Anote-a. Caso contrário, você pode se perder na quantidade de tarefas a serem executadas, ficando a mercê da sua memória que, às vezes, pode não “funcionar” como você gostaria.

Mais tarde, essa tarefa que “passou despercebida” pode ocupar uma energia imensa do seu dia, afinal, será necessário “correr atrás do prejuízo”. Cuidado!

3. Entenda os seus limites antes de aceitar mais demanda de trabalho

As pessoas buscam como distribuir a energia no trabalho e ter mais produtividade, mas, muitas vezes, o maior erro é aceitar demandas de trabalho que ultrapassam limites.

Ou seja, ficar aceitando toda e qualquer solicitação dos seus clientes, apenas para “agradar” pode ser bem perigoso. Cuidado para não se sobrecarregar!

4. Delegue funções que apenas “sugam” energia

Sabe aquelas funções e tarefas que, na prática, não agregam em nada na sua rotina, mas apenas “sugam” a sua energia? Pois então! Acredite, existem pessoas que podem executá-las com mais maestria e menos esgotamento.

Portanto, analise o que pode ser delegado de maneira eficiente e não tenha receio de solicitar esse tipo de ajuda.

5. Procure praticar hábitos saudáveis

Por fim, não existe forma milagrosa de como distribuir a energia no trabalho e ter mais produtividade se, fora do trabalho, os seus hábitos são ruins.

Isto é, cuidar do sono, da alimentação e praticar exercícios é primordial para conseguir ser mais produtivo e focado no trabalho.

Faça o teste: comece a incluir atividades saudáveis na sua rotina e desfrute a possibilidade de ter resultados acima da média. Você poderá se surpreender. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.