MEC divulga as datas para inscrições no Fies, Sisu e Prouni

O cronograma oficial foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), que ressalta que as inscrições do Sisu e do Prouni serão abertas em fevereiro e as do Fies, em março.

Estudantes de todo o Brasil já podem conferir o período de inscrição para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O cronograma oficial foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), que ressalta que as inscrições do Sisu e do Prouni serão abertas em fevereiro e as do Fies, em março. Confira:

  • Inscrições para o Sisu: 15 a 18/02;
  • Inscrições para o Prouni: 22 a 25/02;
  • Inscrições para o Fies: 08 a 11/03.

Os programas oferecem vagas para universidades públicas e privadas, além de financiamento para quem deseja estudar em instituições privadas. As inscrições para cada iniciativa são gratuitas e devem ser realizadas de modo virtual, utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo o MEC, cerca de 110.925 vagas serão ofertadas pelo Fies. As oportunidades oferecidas pelo Sisu e Prouni ainda serão divulgadas, conforme a liberação dos editais de cada programa. Tais documentos devem ser publicados esta semana no Diário Oficial da União (DOU).

O que é o Fies?

O FIES é um programa que oferece crédito para pagamento de mensalidades em instituições privadas de ensino superior. Ele é ideal para os alunos que não conseguem arcar com as despesas estudantis.

O que é o Prouni?

O ProUni é o programa do Governo Federal que concede bolsas de estudo em instituições privadas. Para conseguir participar do projeto e receber uma bolsa integral, é necessário comprovar renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo. Para receber uma bolsa parcial, (50%), o interessado deve comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos.

O que é o Sisu?

O Sisu, por sua vez, é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em universidades públicas. O processo seletivo é automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos

As vagas disponibilizadas englobam todas as instituições públicas do Brasil, sendo algumas reservadas para públicos específicos, como estudantes de escolas públicas, pessoas com baixa renda familiar, critérios de cor e raça e outras ações afirmativas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.