Como controlar o medo? 5 dicas que podem ajudar

Saber como controlar o medo é um verdadeiro desafio para muita gente. Entretanto, algumas ações podem lhe ajudar nesse sentido, desde que você as coloque em prática cotidianamente.

Em outras palavras, o controle das emoções acontece quando damos uma atenção especial a elas, dia após dia. E, para isso, é necessário lançar um olhar mais atento sobre o que sentimos.

Para lhe ajudar quanto a isso, fizemos este breve guia com sugestões que poderão fazer com que você controle o seu medo e as emoções que surgem a partir dele. Vamos lá?

Como controlar o medo?

Controlar o medo é algo difícil, especialmente se tentarmos usar alguma “fórmula mágica” para isso. Afinal, é complexo reduzir a superação do medo a um passo a passo, não acha?

Por isso, abaixo damos algumas dicas que podem ser úteis, mas que não se baseiam em algo prescritivo:

1- Entenda seus medos e os gatilhos envolvidos com eles

Não fique tentando esconder os seus medos. Não se sinta uma pessoa fraca por sentir medo. Mas sim, busque compreender os gatilhos que estão envolvidos com eles.

Afinal, há algum trauma por trás do medo? É uma insegurança que foi transmitida de outra pessoa? Pense sobre isso.

Às vezes, reconhecer a causa raiz do medo é a melhor maneira de superá-lo.

2- Enfrente os seus medos de um modo respeitoso consigo mesmo

Se alguém quiser forçar você na hora de superar o seu medo, não aceite. Você não precisa enfrentar de uma maneira decisiva, como se tivesse que superar um medo da noite para o dia.

Mas sim, esse processo de superação deve acontecer no seu tempo, de um modo respeitoso com você e que permita um desenvolvimento gradativo.

3- Converse e reflita sobre os seus medos

Conversas sobre os seus medos também é uma forma de aliviar as tensões geradas por eles. Às vezes, ouvir um contraponto pode ser uma forma de enxergar as situações com mais clareza. Logo, é uma forma de controlar o medo com mais coesão.

Além disso, falar sobre o que se sente faz com que você mesmo escute o que está falando, enxergando os fatos com mais clareza e equilíbrio.

4- Adquira habilidades que minimizem o medo sentido

Grande parte dos medos dizem respeito a uma falta de habilidade específica. Por exemplo, se você tem medo de falar em público, pode melhorar a sua capacidade de falar e se expressar, viabilizando uma habilidade comunicativa melhor.

Logo, à medida que você vai se tornando mais habilidoso, consequentemente sente menos medo diante dos gatilhos emocionais. Faça o teste e veja como isso pode ser um bom caminho para controlar o medo.

5- Procure ajuda profissional para lidar com o medo

Se você sentir que não consegue controlar o medo de forma alguma e, ainda, ele tem atrapalhado a sua vida, não hesite em buscar ajuda profissional.

Psicólogos estão aptos para dar a você o suporte necessário para enxergar o seu medo de outra maneira, viabilizando um caminho mais saudável e com um melhor gerenciamento das emoções.

Cuide da sua saúde mental dessa maneira e seja mais tranquilo diante dos seus medos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.