Como controlar a ansiedade e medo?

Controlar ansiedade e medo é o objetivo de centenas de milhares de pessoas que se sentem, de alguma forma, “presas” a essas emoções. Mas como esse controle pode ser feito? Quais atitudes podem ser postas em prática para que isso funcione?

No decorrer deste texto, portanto, vamos apresentar algumas dicas que podem ser úteis para você. Lembre-se também de que as dicas são um complemento e que, se porventura a sua ansiedade e o seu medo forem intensos demais, a psicoterapia poderá ser um caminho interessante.

Dito isso, vamos ao nosso conteúdo de hoje!

Como controlar a ansiedade e medo?

Controlar ansiedade e medo é desafiador para você? Saiba que entendemos o que você sente, ou, pelo menos, uma parte do que você sente.

A verdade é que as crises de ansiedade e o medo do futuro são desgastantes, e podem fazer com que a nossa rotina fique estagnada.

Mas, existem ações que podem viabilizar mais qualidade de vida e bem-estar. São elas:

1- Reconheça quais são os gatilhos emocionais do medo e da ansiedade

Reconhecer os gatilhos emocionais envolvidos com as crises de ansiedade e com o medo é um bom caminho para lidar com as emoções.

Isso porque você poderá se preparar melhor quando souber que os gatilhos estarão presentes, além de que entenderá melhor a causa raiz do problema.

2- Dê um tempo das situações difíceis

Não tente superar o seu medo ou lidar com a sua ansiedade se expondo exageradamente aos gatilhos mencionados anteriormente. Se você estiver se sentindo sobrecarregado em um momento difícil, dê um tempo para pôr as emoções no lugar.

Às vezes, uma pequena pausa pode lhe ajudar a enxergar as situações com mais clareza, auxiliando nas suas tomadas de decisão.

3- Vá devagar e por etapas

Não exagere na tentativa de superar um medo. Vá devagar e respeite os seus limites. Tentar se expor aos gatilhos de maneira descontrolada é perigoso, pois além de não lhe ajudar a superar a situação, pode ainda causar o efeito rebote, deixando você mais ansioso e aumentando o seu medo.

Portanto, respeite os seus limites e não se deixe levar por pressões alheias que querem lhe obrigar a superar alguma coisa.

4- Traga a sua atenção para o aqui e agora

Nos momentos de crise, tente trazer a sua atenção para o aqui e agora. Isso pode fazer com que todo aquele medo do futuro fique em segundo plano, enquanto você foca em cada pequena coisa que está fazendo no hoje.

Repita esse pensamento quantas vezes forem necessárias, viabilizando um contato maior com o presente e diminuindo as tensões geradas pelo futuro.

5- Pratique atividades prazerosas e divertidas

Pratique atividades que façam você feliz e bem. Isso também é muito importante para que você consiga controlar ansiedade e medo, uma vez que você distrai a sua mente e propicia momentos de prazer e relaxamento.

Mantenha, assim, uma rotina baseada em hábitos saudáveis e cuide da sua saúde mental com o auxílio da terapia. Tudo isso, em conjunto, poderá aumentar a sua qualidade de vida. Coloque-se em primeiro lugar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.