Como consultar FGTS pelo celular? Saiba o passo a passo

Saiba todos os detalhes no artigo de hoje

Hoje vamos falar sobre como consultar o FGTS pelo celular de maneira simples e rápida, facilitando o seu dia a dia.

Apesar de ser um direito de todo trabalhador, é comum que muitas pessoas não saibam como conferir o saldo ou emitir um extrato de sua conta do FGTS.

No entanto, é muito importante que o trabalhador tenha conhecimento pleno destas informações. Dessa maneira, é mais fácil para evitar possíveis problemas na hora de rescindir o seu contrato trabalhista.

Pensando nisso, separamos algumas informações bastante valiosas para ajudar você nessa tarefa. Então, fique conosco e não perca nenhum detalhe.

O que é o FGTS?

A sigla FGTS é usada para designar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O benefício foi criado com a intenção de proteger os trabalhadores em caso de demissão ou dispensa sem justa causa.

Ele diz respeito a 8% sobre o salário do funcionário, que deve ser recolhido pelo empregador todos os meses até o sétimo dia. Logo, se esse dia cair em um fim de semana ou feriado, o depósito deve ser feito antecipadamente.

O FGTS é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada. Dessa forma, incluem aqueles que trabalham para empresas privadas, órgãos públicos, trabalhador rural ou doméstico e até atletas profissionais.

Como consultar o FGTS pelo celular

Agora que você já sabe mais a respeito de seus direitos, explicaremos como ter conhecimento do saldo. Dessa forma, emitir um extrato analítico através de seu celular sem a necessidade de se caminhar até uma agência.

Essa facilidade se deu por conta do aplicativo lançado pelo Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Dessa forma, tem o objetivo para facilitar o acesso dos trabalhadores às informações.

Atualmente já existem versões disponíveis tanto para smartphones que utilizam o sistema operacional Android quanto para os iOs. Então, além do saldo, o aplicativo permite que o trabalhador consulte outras informações como: calendário de pagamento, valores do saque aniversário, informações a respeito de saque extraordinário e muitas outras funcionalidades.

Como consultar o saldo pelo aplicativo do FGTS?

Após realizar o download e instalar o aplicativo, abra-o e faça login, utilizando seu CPF. Caso ainda seja seu primeiro acesso, realize seu cadastro clicando em “Cadastre-se”.

Em seguida, faça a verificação de segurança e informe sua senha. Logo após, você será encaminhado para a página inicial do app. Então, é só clicar em “Saldo total do FGTS” para consultar a quantia disponível em suas contas.

Se você possuir mais de uma conta, o valor total mostrará a soma de todas elas. Para ter mais informações a respeito de uma conta específica, você precisará acessar a aba “Meu FGTS” e “Ver extrato”. Assim você verá a lista com todas as suas contas abertas até o momento, bem como o saldo de cada uma.

Como gerar um extrato pelo aplicativo FGTS?

Se você deseja gerar o extrato analítico de suas contas e de seu saldo, abra a opção “Acessar meu FGTS” e depois em “Ver Extrato”.

A seguir, selecione a conta da qual você deseja gerar um extrato, para abrir a página com o saldo total e os últimos créditos e depósitos.

Embaixo do saldo da conta, haverá a opção “Gerar extrato PDF”. Por fim, clique, então, seu celular irá realizar o download e abrirá o documento de forma automática.

Como consultar o FGTS pelo aplicativo da Caixa?

Para quem tem conta na Caixa Econômica Federal também é possível consultar o saldo e extrato de seu FGTS, através do aplicativo Internet Banking da instituição.

E para isso, o passo a passo é muito simples:

  • Baixe o app da Caixa para Android ou iOs em sua loja de aplicativos;
  • Após instalar, abra o app e faça seu cadastro com CPF, agência e número de sua conta;
  • Uma vez dentro do aplicativo, busque pelo ícone do FGTS;
  • Selecione a opção “Ver extrato”.

Dessa forma você poderá consultar as contas vinculadas a seu CPF e o saldo de cada uma. Assim como, o saldo total.

No aplicativo da Caixa também é possível obter mais informações a respeito do calendário de pagamento e valores que você poderá receber em seu Saque-Aniversário.

Além disso, também é possível realizar a alteração na modalidade de saque que você optou pelo seu FGTS, que inclui a opção também do Saque-Rescisão.

Agora que você já sabe como consultar pelo celular, baixe o aplicativo e tenha todas as informações mais importantes na palma de sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.