INSS: veja como consultar o extrato de pagamento com o CPF

De acordo com o próprio INSS, todo segurado pode consultar o seu extrato de pagamento sem sair de casa, usando apenas o CPF

Não é necessário sair de casa para consultar o extrato de pagamento do seu benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo informações da própria autarquia, é possível realizar a consulta através de um app, usando apenas as suas informações oficiais, como o CPF e o nome completo.

O extrato de pagamento é um documento do INSS que revela uma série de informações importantes para o trabalhador, como valores, datas e até mesmo o banco em que o benefício foi depositado. O ofício também pode ser utilizado pelo cidadão para comprovar que ele é um aposentado, pensionista ou outro beneficiário da autarquia.

Através do extrato, o cidadão também consegue ver todos os descontos em seu benefício. O documento revela qual é o valor bruto do recebimento e os possíveis abatimentos. Quem precisa realizar o pagamento do Imposto de Renda, por exemplo, recebe o desconto. O detalhamento de todas estas ações estão dispostas no extrato.

Nesse sentido, o INSS afirma que a consulta ao documento é o serviço mais buscado pelo aplicativo do Meu INSS. É através deste app que o indivíduo consegue visualizar as informações e confirmar os dados. Abaixo, você pode conferir o passo a passo para não errar no sistema e conseguir as informações usando apenas os seus dados pessoais, sem precisar sair de casa.

Passo a passo

Em primeiro lugar, é preciso abrir o app do Meu INSS. O aplicativo está disponível para download nos sistemas Android e também iOS. Não é necessário realizar nenhuma forma de pagamento. O Instituto explica que a aplicação está disponível gratuitamente para todos os cidadãos que tenham interesse no programa.

Com o app instalado, insira o seu login, entre na sua página oficial e clique na opção Extrato de Pagamento. A partir daí, o cidadão terá acesso aos dados de todos os meses. É preciso escolher apenas um mês para conferir aquele documento específico.

O cidadão tem a opção de imprimir o documento. Para tanto, é necessário clicar na aba de download da documentação em PDF. Com o arquivo no computador ou no celular, basta apertar as teclas Ctrl e P para enviar para uma impressora.

Extrato da antecipação do 13º salário

Vale lembrar que qualquer cidadão já pode conferir os valores da antecipação do 13º salário através do extrato do INSS. O passo a passo é o mesmo. O Governo Federal realizou os pagamentos da primeira rodada entre os meses de abril e maio.

Nesta quarta-feira (25), o INSS deve iniciar o processo de liberação da segunda parcela do complemento. No primeiro dia de liberações, será a vez dos segurados que possuem o 1 como número final do benefício, desconsiderando o que vem depois do dígito verificador.

Ao contrário do que aconteceu na primeira parcela, esta segunda rodada de pagamentos contará com os descontos do Imposto de Renda. Assim, ao menos uma parte dos usuários deverá receber menos do que recebeu na primeira rodada.

De todo modo, não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação. O Governo Federal explica que os depósitos acontecerão de forma automática para todos os usuários que têm direito ao complemento do 13º salário neste momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.