Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

5/5 - (1 vote)

Maneiras de combater a sensação de esgotamento

Combater a sensação de esgotamento é uma ação que pode tornar a sua vida mais leve e saudável. Isso porque o esgotamento mental e físico pode prejudicar a saúde, o rendimento e os nossos resultados.

Pensando nisso, reunimos 5 pontos que podem ser bastante relevantes. Analise quais deles faz sentido para a sua vida e veja como isso pode ser bem interessante. Confira!

Maneiras de combater a sensação de esgotamento

Não existe mágica na hora de combater a sensação de esgotamento. O que existem são medidas que minimizam esse tipo de problema, pois elas se pautam na organização e nas tomadas assertivas de decisão.

Sendo assim, não pense que existe um passo a passo imutável capaz de “curar todos os problemas”. Não é bem assim que funciona.

É preciso buscar formas corretas de lidar com essa sensação, respeitando a sua saúde mental, sua subjetividade e questões pessoais. Por isso, inclusive, que a psicoterapia é recomendada em casos nos quais a sensação de esgotamento é constante.

Com todos esses pontos em mente, venha agora refletir com a gente com as nossas dicas abaixo:

1. Diminua a quantidade de decisões – Organize-se anteriormente!

Sabe aquelas decisões bobas que temos que tomar ao longo do dia? Preparar-se para elas com antecedência é uma forma de poupar energia mental.

Isso porque o nosso cérebro gasta muita energia na hora de decidir alguma coisa. Assim sendo, se algo já está decidido, ele poupa energia e a usa em outro momento.

Quer um exemplo? Pense nas suas atividades diárias. Quando você monta o seu checklist do dia? Pouco antes de começar a trabalhar? Se você toma essa atitude, saiba que essa micro decisão, logo de manhã, já consome uma grande parcela da sua energia mental.

O mesmo vale para a roupa que você vai usar para sair, qual prato você vai preparar no almoço, e assim por diante. Se for possível deixar algumas “decisões prontas”, melhor.

Exemplo: no caso das roupas, separe-a na noite anterior, para facilitar de manhã.

2. Faça pausas – mas faça de verdade!

As suas pausas são muito importantes. Porém, cuidado com a forma como você as coloca em prática. Afinal, não adianta pausar e continuar estudando outra matéria ou resolvendo outro problema. A pausa deve dar um descanso para o cérebro, mesmo que seja de 2 minutos entre uma tarefa e outra.

3. Cuide do seu sono – dormir muito não é o mesmo que dormir bem

Apesar de parecer óbvio, algumas pessoas não se dão conta de que o sono, à noite, pode ajudar a combater a sensação de esgotamento. Sendo assim, verifique quantas horas de sono você precisa para acordar bem e pratique a higiene do sono para ter mais descanso durante à noite.

4. Pratique exercícios regularmente

Os exercícios causam bem-estar e prazer. Ao mesmo tempo, melhoram a qualidade do sono e da saúde de uma forma geral. Inclua-os em sua rotina e veja como isso impacta a sua forma de enxergar o dia!

5. Escreva as tarefas importantes

As tarefas importantes que “carregamos” na mente consomem energia cerebral. Isto é, se temos algo importante para fazer e contamos apenas com a memória, estamos esgotando nossas energias à toa.

Escrever as tarefas e depois reler a lista pode eliminar pensamentos que consomem energia para serem lembrados a todo momento. Não conte apenas com a lista mental de tarefas – coloque no papel e esvazie a mente!

5/5 - (1 vote)

Veja o que é sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.