Colega de trabalho indisciplinado: Como manter uma relação saudável com ele?

Lidar com um colega de trabalho indisciplinado pode ser um verdadeiro desafio. Especialmente quando a sua paciência já se esgotou. Afinal, esperamos que, em um ambiente corporativo, todas as pessoas estejam cientes de suas responsabilidades e aprendam a agir de acordo. Porém, infelizmente não é isso que sempre acontece.

Por isso, fizemos este breve guia com algumas sugestões que podem lhe ajudar a lidar com aquele colega que, cedo ou tarde, provoca desconfortos na equipe. Acompanhe.

Como lidar com um colega de trabalho indisciplinado?

Lembre-se, antes de qualquer coisa, que cada pessoa é única. Ou seja, não existe uma receita pronta de como lidar com um colega de trabalho indisciplinado. É possível que este sujeito tenha motivos pessoais para agir dessa forma, mesmo que ele não esteja ciente disso.

Portanto, nada de ser agressivo ou fofocar no trabalho por conta da indisciplina alheia, ok? Da mesma forma, nada de tratar o colega como um “robô”, tentando impor a ele mudanças que você deseja.

Dito isso, vamos agora às nossas dicas:

1- Não confronte ou crie conflitos, especialmente em frente aos outros

Quando se tem um colega de trabalho indisciplinado na equipe, a primeira coisa que devemos fazer é manter a calma. Pode parecer difícil, especialmente se nos sentirmos prejudicados. Porém, perder a calma e consequentemente perder a razão pode ser muito perigoso.

Portanto, quando você se deparar com uma ação errônea do seu colega, respire fundo e acalme-se. Apenas converse com ele quando você se sentir mais tranquilo.

2- Converse com o seu colega de trabalho indisciplinado

Depois que você se acalmar e estiver em um momento apropriado para uma conversa privada, traga os seus pontos de vista para o seu colega. Mas, lembre-se de não ser agressivo, ok? Tente dar um feedback de uma forma efetiva, tranquila e dentro de parâmetros profissionais.

3- Peça ajuda ao seu gestor para criar metas e prazos específicos

O seu gestor também pode lhe ajudar a lidar com um colega de trabalho indisciplinado. Para isso, converse com ele sobre as dificuldades que você tem vivido e sentido com relação àquela pessoa. Além disso, solicite algum tipo de prazo, para que o seu gestor dê um “toque” na outra pessoa. Assim você não precisa se sentir na obrigação de cobrar, e todos juntos podem seguir os prazos estabelecidos para toda a equipe.

Porém, um adendo importante aqui: cuidado com a forma como você conta a situação para o seu chefe. Não aja como se estivesse fazendo uma fofoca no trabalho, ok? Mas sim, converse de uma maneira profissional, apontando as situações sem um viés pessoal.

4- Faça a sua parte e cuidado com as expectativas

Por fim, procure sempre fazer a sua parte. Isto é, deixe de focar tanto nas atitudes do colega de trabalho indisciplinado, e passe a se atentar às ações que você mesmo precisa tomar no dia a dia. Foque no seu trabalho, nos seus prazos e cuide para não criar expectativas sobre as outras pessoas, pois isso pode ser muito perigoso.

Proteja a sua saúde mental e o seu bem-estar e lembre-se: você só tem o “poder” de controlar a si mesmo, e não aos outros. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.