Colaboradores imaturos: como lidar com eles?

Conseguir lidar com os colaboradores imaturos é difícil, a gente sabe. Mas, também sabemos que todas as pessoas, algum dia, já foram inexperientes e imaturas. Por isso, o ideal é que saibamos lidar com isso de uma forma respeitosa e que auxilie o indivíduo em seu crescimento.

Pensando nesse cenário, fizemos este conteúdo com algumas sugestões que podem ser úteis para você. Acompanhe e fique por dentro de tudo!

Como lidar com colaboradores imaturos?

Para lidar com colaboradores imaturos é necessário, acima de tudo, exercitar a paciência. Cuide também para não ficar comparando o indivíduo com outra pessoa, inclusive com você.

Afinal, não é porque você teve o resultado X quando começou a trabalhar, que essa pessoa jovem também precisa ter. Cada um é cada um! E devemos respeitar essas diferenças, deixando qualquer comparação de lado.

Dito isso, vamos as outras dicas que podem auxiliar você no processo de lidar com colaboradores imaturos:

1. Saiba delegar as funções com clareza

Comece com uma boa comunicação na hora de delegar tarefas. Saiba apontar o que realmente deve ser feito, pois apenas dessa forma é que se torna possível construir um relacionamento mais maduro e que permita o crescimento de ambos.

Sendo assim, evite qualquer tipo de ambiguidade, e procure sempre se mostrar aberto para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir no meio do caminho. Apenas dessa maneira é que se torna viável construir um trajetória mais sólida para o colaborador.

2. Trabalhe com feedback contínuo

O feedback contínuo é uma poderosa ferramenta de gestão que pode ser usada para impulsionar o crescimento dos colaboradores imaturos. Por meio dele você consegue apontar os fatores que precisam ser melhorados, além de elencar as habilidades já conquistadas e, assim, incentivar a motivação no jovem colaborador.

Lembre-se também de que esse feedback não é feito apenas para apontar erros. Mas sim, ele deve acontecer de forma recorrente, elogiando, ensinando, direcionando e auxiliando o colaborador.

3. Invista em treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento também é interessante e pode ser usado na hora de lidar com colaboradores imaturos. Assim você poderá auxiliar o indivíduo em sua aprendizagem e crescimento, além de mostrar a ele uma oportunidade para se fortalecer dentro da corporação, motivando-o a ir além.

4. Seja um gestor ou colega empático

Procure desenvolver a empatia dentro de você. Afinal, lembre-se de que, um dia, você também fez parte do time de colaboradores imaturos e jovens. Logo, não fique apenas julgando a pessoa, mas sim, dê o seu apoio para que ela também possa crescer.

Até porque temos certeza de que você preferiria ter colegas de trabalho empáticos, lá atrás, do que julgadores, certo? Pense sobre isso!

5. Não espere resultados muito acima da média

Cuidado com as expectativas que você coloca sobre esses colaboradores. O ideal é que você não fique esperando super resultados acima da média. Mas sim, entenda os limites de cada um e comemore as pequenas conquistas, incentivando os colaboradores a irem além.

Desse modo a atmosfera na empresa será muito mais agradável, evolutiva e construtiva. Pense sobre isso e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.