Feedback contínuo: o que é, importância e dicas de como implementar

feedback contínuo pode ser visto como uma excelente oportunidade de crescimento dentro de uma corporação. Isso porque ele proporciona uma série de benefícios e vantagens para todos os envolvidos.

Neste conteúdo, portanto, apresentamos esse conceito, sua importância e alguns fatores que podem auxiliar na implementação do mesmo. Acompanhe e saiba mais!

O que é feedback contínuo?

feedback contínuo é uma poderosa ferramenta de gestão, que pode ser usada para redirecionar o time, apontar os melhores caminhos, organizar algumas demandas, etc.

Por meio do feedback, os gestores dão uma resposta acerca da atuação de cada colaborador. É o momento no qual os líderes podem apontar os fatores positivos e negativos de determinado indivíduo.

Esse tipo de ferramenta de gestão é capaz de auxiliar no momento em que há necessidade de se implementar mudanças e transformações. Além disso, o crescimento profissional também pode ser aflorado por através de um feedback bem feito.

Qual a importância do feedback contínuo?

A importância do feedback contínuo se dá das seguintes maneiras:

  • É possível implementar mudanças positivas no trabalho por meio de um feedback franco e bem alinhado.
  • O indivíduo tende a se sentir mais motivado ao receber um feedback que o ajude a se desenvolver e crescer.
  • O desenvolvimento profissional também é uma das vantagens do feedback contínuo.
  • As chances de retrabalho diminuem, uma vez que o colaborador terá a oportunidade de compreender o que deve ser feito.
  • Há uma melhora na relação entre líderes e liderados, aproximando uns aos outros.
  • Entre outras vantagens pertinentes.

Como implementá-lo?

Que o feedback contínuo proporciona muitas vantagens, isso já ficou claro. Mas, qual a melhor maneira de implementá-lo no dia a dia? O que pode ser feito para que o feedback entre em cena de um modo bem construído? Veja algumas práticas que podem ser úteis:

1. As avaliações devem ser periódicas

Procure fazer avaliações periodicamente. Ou seja, esteja atento à atuação de cada colaborador e verifique as métricas de desempenho de cada um. Afinal, não existe forma de implementar o feedback contínuo se você sequer está atento ao desenvolvimento e à atuação de cada pessoa envolvida nos projetos.

2. Estabeleça metas junto com os liderados

Quando estiver fazendo o feedback, converse com o seu liderado a respeito das métricas importantes. E assim, estabeleça, junto com ele, essas métricas. Desse modo vocês poderão, juntos, mapear um caminho a ser seguido, com mais coesão e organização.

3. Seja empático e saiba fazer elogios

Saiba se colocar no lugar do colaborador. Se algo não sair como o planejado, saiba apresentar isso sem acusar ou julgar. Ao mesmo tempo, jamais abra mão dos elogios, pois eles também são indispensáveis no processo de feedback contínuo.

4. Pratique a escuta ativa com os colaboradores

Escute ativamente o que cada colaborador tem a dizer. Desse modo se torna viável implementar melhorias e trabalhar um feedback mais alinhado às necessidades de cada um.

 

Construa um ambiente de trabalho mais saudável com o feedback contínuo e desfrute dos resultados!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.