Cidadãos pedem ampliação do vale-gás estadual em São Paulo

Várias pessoas estão afirmando que poderiam ter direito ao benefício do vale-gás mas mesmo assim não irão receber o dinheiro

Desde que o Governo do estado de São Paulo anunciou a criação de um auxílio para ajudar a pagar o gás das famílias carentes, esse assunto não sai da pauta. Nos últimos dias, famílias que não foram contempladas com o programa passaram a fazer pressão para que as autoridades ampliem o projeto.

De acordo com o Governo de São Paulo, o benefício está desenhado de uma maneira que vai permitir que o Auxílio chegue nas mãos de cerca de 100 mil pessoas. Pelas contas deles, essa quantia vai acabar beneficiando diretamente 500 mil paulistas de várias cidades do estado. No entanto, há quem diga que esse número não é suficiente.

Não se sabe ao certo quantas pessoas no estado estariam precisando do dinheiro para comprar gás. No entanto, dá para apostar que são muito mais do que apenas 500 mil famílias. A julgar pelas reclamações nas redes sociais, muita gente que poderia estar precisando muito dessa ajuda, acabou ficando de fora.

De acordo com o Governo de São Paulo, a pessoa que vai receber o benefício precisa atender a alguns critérios. O primeiro deles é ter uma renda per capita de até R$ 178. É isso que vai definir se o cidadão está vivendo em uma situação de pobreza ou mesmo de extrema-pobreza neste momento.

Além disso, o Governo exige que a pessoa tenha um cadastro ativo no Cadúnico. Essa é a lista de usuários que estão em situação de vulnerabilidade no Brasil neste momento. A última exigência é não estar recebendo o programa Bolsa Família, do Palácio do Planalto. O foco do projeto de São Paulo é em algumas comunidades de algumas cidades da região.

Vale-gás

O Governo de São Paulo não respondeu esses pedidos de ampliação do programa até aqui. Eles afirmam apenas que este dinheiro deve ajudar milhares de famílias no processo da compra do botijão de gás neste momento.

Além disso, eles também divulgaram os valores do programa. São três parcelas no montante de R$ 100 cada uma. Os pagamentos acontecem de forma bimestral. Na prática, isso quer dizer que cada pessoa vai receber essa quantia de dois em dois meses.

Não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição. Isso porque o próprio Governo selecionou os usuários que podem receber esse dinheiro. A consulta, aliás, está disponível no site oficial dos programas sociais do estado de São Paulo.

Outros estados

Além de São Paulo, outros estados também estão começando a pensar na possibilidade de criar auxílios semelhantes. Foi o caso, por exemplo, do Rio de Janeiro. Parlamentares da Assembleia Legislativa do estado começaram a discutir o tema.

Eles afirmam que a ideia é colocar uma espécie de bônus dentro do Auxílio do Rio de Janeiro, que é o Supera Rio. Assim, as famílias que precisam dessa ajuda acabariam ganhando uma espécie de bonificação.

Outro estado que também está prestes a criar um vale-gás é o Acre. Nesta terça-feira (6), parlamentares da Assembleia Legislativa aprovaram a urgência para a votação de um projeto que cria um Auxílio justamente com este fim.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.