Cerca de 18 milhões receberam algum auxílio em fevereiro, diz Governo

De acordo as informações oficiais, cerca de 18 milhões de pessoas receberam algum auxílio em dinheiro do Governo em fevereiro

O Governo Federal concluiu ainda na última semana os pagamentos de dois dos seus principais auxílios sociais. Estamos falando aqui do Auxílio Brasil e também do vale-gás nacional. Juntos, os dois programas atenderam cerca de 18 milhões de pessoas. Esses são dados do próprio Ministério da Cidadania.

O Auxílio Brasil do Governo Federal atendeu neste mês de fevereiro cerca de 18 milhões de pessoas. Estamos falando portanto de cerca de 500 mil a mais do que aquilo que se viu em janeiro deste ano. Esses são números que passaram por divulgações ainda no início deste mês sempre pelo Ministério da Cidadania.

Já o vale-gás nacional atendeu em fevereiro cerca de 5,6 milhões de pessoas. O Governo Federal afirma que cerca de 100 mil indivíduos entraram para o programa em relação ao que se viu no primeiro pagamento. Então nos dois casos nós tivemos um aumento no número de usuários do projeto social em questão.

Não dá para somar esses dois valores e chegar em um número total. Acontece que, de acordo com o Ministério da Cidadania, todos os usuários do vale-gás nacional estão também dentro do Auxílio Brasil. Então mesmo que os programas não sejam dependentes, eles possuem uma relação entre si.

De acordo com o Governo Federal, os usuários que fazem parte do Auxílio Brasil possuem preferência no processo de entrada no vale-gás nacional. Pelo menos é isso o que está valendo neste momento. Agora é esperar para saber até quando essa regra vai durar. Ainda não há nenhuma previsão de mudança neste sentido.

Número já foi maior

Vale lembrar que o número de usuários atendidos pelo Governo Federal já foi maior do que esse. Por mais que o Planalto diga que os números são recordes, isso pode não ser bem uma verdade a depender do seu ponto de vista.

No ano passado, por exemplo, o Governo Federal chegou a atender mais de 40 milhões de pessoas com projetos sociais em um só mês. Isso aconteceu porque o Auxílio Emergencial ainda existia. Então esses números eram inflados.

Em 2020, já sob o comando desse atual Governo, cerca de 70 milhões de brasileiros foram atendidos de uma só vez em um mesmo mês. Então dá para dizer que o número de usuários de programas sociais foi aumentando no decorrer dos meses.

Números dos auxílios

A expectativa, no entanto, é de que esses números possam aumentar ainda este ano. Como dito, cerca de 18 milhões de pessoas receberam algum auxílio do Governo Federal neste mês de fevereiro.

O Planalto vem dizendo que vai tentar seguir deixando a fila de espera zerada pelos próximos meses. Mas ainda não está claro se isso vai acontecer mesmo. Se acontecer, significa que o número de usuários do Auxílio Brasil vai aumentar em março.

Os próximos pagamentos do vale-gás nacional só irão acontecer mesmo em março. Mas é preciso deixar claro que o Governo Federal ainda está prometendo aumentar os números do programa pelos próximos dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.