Programa de Bolsa Permanência encerra período de inscrição nesta segunda (28)

O período de inscrição do Programa de Bolsa Permanência (PBP) 2022 termina nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, de acordo com o cronograma do Ministério da Educação (MEC). A pasta abriu as inscrições no dia 24 de janeiro.

Podem realizar a inscrição alunos indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior. Os estudantes interessados devem realizar as inscrições na página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), no site do pasta.

De acordo com o edital, para participar do programa, além de cumprir os pré-requisitos étnico-raciais, o candidato deve comprovar que se enquadra nos critérios de renda, já que o PBP visa auxiliar alunos que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

O programa criado em 2013 concede bolsas de permanência no valor de R$ 900 para garantir a diplomação de estudantes mais vulneráveis. O pagamento das bolsas é feito mensalmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ainda de acordo com o MEC, a distribuição de vagas considera o quantitativo de alunos matriculados e cadastrados pelas instituições no término do exercício anterior.

As regras do programa estabelecem ainda que as instituições federais devem analisar a documentação comprobatória de elegibilidade do estudante e aprovar o seu cadastro no SISBP até o dia 31 de março.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest libera a lista de convocados na 2ª chamada do Vestibular 2022 da Universidade de São Paulo; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.