Vale-gás: veja quando os pagamentos irão voltar

Governo já definiu uma data para o retorno dos pagamentos do programa vale-gás nacional. Confira o calendário detalhado

O Governo Federal já divulgou o calendário oficial dos pagamentos do benefício vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, algo em torno de 5,6 milhões de pessoas receberam esse benefício neste mês de fevereiro. Nesta última liberação, o repasse foi de R$ 50 para cada indivíduo.

Conforme informações oficiais, o Governo Federal não vai fazer pagamentos do vale-gás neste próximo mês de março. Acontece que esse é um programa de caráter bimestral, o que quer dizer portanto que as liberações irão acontecer sempre de dois em dois meses. Como tivemos um repasse agora o próximo deve ficar para abril.

A expectativa é que esses pagamentos voltem no dia 18 deste próximo mês de abril e sigam para todos os grupos até o dia 31. A ordem segue a mesma. Eles irão pagar o benefício de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada um dos usuários do programa. Desse modo, é importante prestar atenção nesses detalhes para não acabar se perdendo.

Quem tem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1, por exemplo, poderá receber esse benefício já no dia 18 de abril. Eles fazem parte do primeiro grupo a pegar o dinheiro da próxima parcela. Por outro lado, quem tem o NIS terminando em 0 vai poder receber o projeto apenas no último dia de liberações, que neste caso é o dia 31.

Para quem já faz parte do programa, essas são regras já conhecidas há muito tempo. Funcionou assim com o antigo Bolsa Família, por exemplo. De qualquer forma, sabe-se que cerca de 5,6 milhões de pessoas entraram no vale-gás nacional apenas este ano. O que se espera é que esse público ainda esteja tentando se adaptar ao novo rumo dos pagamentos.

Calendário

Para quem ainda não sabe, o calendário do vale-gás nacional é exatamente o mesmo do Auxílio Brasil. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a ideia é que ninguém acabe se confundindo com muitas datas diferentes.

A única diferença entre os dois projetos quando o assunto é pagamento é mesmo a questão da regularidade dos repasses. O vale–gás, como dito, é um programa bimestral. Já o Auxílio Brasil faz liberações todos os meses.

Então, ao ver o calendário, considere que essas datas representam os repasses do vale-gás apenas a cada dois meses. Em março, não haverá liberações. Em abril, eles retomam o processo.

O vale-gás

O Governo Federal começou os pagamentos do vale-gás nacional ainda no final do ano passado. Naquele momento, no entanto, apenas algo em torno de 100 mil pessoas conseguiram receber o benefício em questão. É o que diz o Ministério da Cidadania.

Acontece que naquele primeiro momento o Governo Federal decidiu antecipar os pagamentos para os usuários que estavam morando em regiões fortemente atingidas pelas chuvas nas regiões da Bahia e de Minas Gerais. Os temporais deixaram dezenas de desabrigados.

Desde o início deste ano, algo em torno de 5,5 milhões de brasileiros entraram oficialmente para o programa. A tendência é que mais pessoas possam entrar no projeto nos próximos meses. Mas é preciso esperar para saber se isso vai acontecer mesmo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.