Carteira de Habilitação (CNH) Digital: Saiba como tirá-la!

Documento pode ser utilizado em várias situações

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento importante e obrigatório para que o cidadão possa conduzir um veículo automotor. Atualmente, com o avanço da tecnologia, é possível ter a sua versão física ou digital. A princípio, é possível utilizá-la, através do seu aparelho celular, de forma ágil e prática.

Todavia, a versão física da CNH ainda é bastante relevante. Entretanto, a versão digital do documento pode ser utilizada da mesma maneira. De fato, ela tem várias vantagens e facilidades, quando, por exemplo, o motorista esquecer a carteira de motorista em casa e parar em uma blitz a caminho de seu destino.

Analogamente, a CNH é obrigatória em todo o país. Sem ela o condutor perde o direito de dirigir qualquer tipo de veículo. Se o motorista estiver sem o documento e ser abordado pelas autoridades competentes, ele pode sofrer alguma punição. Portanto, é preciso ter em mãos a carteira de motorista física ou digital.

É muito fácil baixar a carteira de motorista digital no celular. Ela traz uma grande praticidade ao motorista, visto que contém todas as informações do modelo físico de CNH. Portanto, é necessário que o condutor saiba de sua importância e que baixe-a em seu dispositivo móvel, para que possa guiar seu veículo sem problemas.  

O que acontece se esquecer a CNH

O motorista que esquecer sua CNH em casa ou não estiver com sua versão digital pode ser multado, visto que seu uso é obrigatório para conduzir um veículo. Neste caso, é uma infração de trânsito que traz como consequência algumas penalidades. Vale ressaltar que é mais fácil deixar o documento em casa do que o celular.

Dessa maneira, é muito importante que o motorista baixe sua CNH Digital. A multa aplicada no caso de não ter a carteira de motorista em mãos está prevista no artigo 232 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). A infração é considerada de grau leve. O motorista deve pagar uma multa de R$88,38 e perder três pontos.

Dessa maneira, o veículo do condutor, se ele não tiver sua CNH, poderá ficar retido no local. Sendo assim, ele não poderá utilizar seu carro até que apresente a documentação às autoridades. É preciso que ele cumpra com as leis de trânsito. Sendo assim, é imprescindível que se busque estar de acordo com a legislação.

Como tirar a CNH Digital

Para tirar a CNH Digital, o motorista deve, a princípio, baixar o aplicativo para celular da Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iOS. Ele precisa informar seus dados pessoais no app. Depois é necessário seguir a indicação dos passos, de maneira correta, e salvar o documento.

Também é possível salvar no aplicativo o documento do veículo do motorista. Aliás, deve-se observar que ele deve estar em nome do condutor. O processo é rápido e prático, e pode ser bastante útil, principalmente se o condutor esquecer a sua CNH física em casa e parar em uma blitz no trânsito.

Com o aplicativo o condutor também terá acesso a diferentes opções e ferramentas, como informações sobre campanhas e projetos educacionais sobre o trânsito. O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito é gratuito. Com ela o motorista terá à disposição inúmeras facilidades com todas as informações da CNH normal.

Conclusão

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), a Carteira Digital é uma versão eletrônica da CNH e possui o mesmo valor jurídico da impressa. Vale ressaltar que essa versão é opcional, ou seja, não há uma obrigação na legislação de trânsito do motorista, de baixá-la em seu aparelho celular. 

A validade da CNH Digital é a mesma da versão física do documento. O Governo Federal, sobre a carteira de motorista eletrônica, diz que “trata-se de um aplicativo que guarda, no seu celular, sua carteira de motorista e o documento do veículo que esteja em seu nome. Este é um serviço gratuito para toda a população”.

Em conclusão, a CNH Digital traz inúmeros benefícios ao motorista. É uma forma de ter o documento sempre que for preciso, além de o condutor, se necessário, poder compartilhar a sua carteira de motorista com outras pessoas. Para acessar a versão digital do documento é preciso ter um QR Code atrás da versão física.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.