WhatsApp: função do aplicativo permite golpes nos usuários (Saiba mais!)

É preciso ficar atento a sua segurança

O WhatsApp anunciou recentemente uma nova função do aplicativo que aumenta a vulnerabilidade dos perfis dos usuários. A ferramenta permite que uma mesma conta seja acessada por até cinco dispositivos móveis. Todavia, vários especialistas em tecnologia, afirmam que neste caso, é preciso ficar atento a sua segurança.

Analogamente, cibercriminosos podem se aproveitar da novidade da Meta, para invadir o WhatsApp de outras pessoas e aplicar uma série de golpes e fraudes. A função permite que o usuário tenha uma conta em um aparelho principal e que outros quatro smartphones, tenham acesso ao mesmo perfil do aplicativo.

No entanto, há dúvidas sobre a nova ferramenta, já que o sistema empregado no WhatsApp, pode apresentar algumas fragilidades. Deve-se observar que o acesso de outros aparelhos celulares a conta do aplicativo é feito através de um QR Code. De fato, a versão web do app da Meta já emprega a tecnologia.

Analogamente, os usuários do WhatsApp devem redobrar a sua atenção, já que o criminoso poderá ter acesso a sua conta, através de algumas técnicas, como um print da tela, ou um vírus, que possam capturar o QR Code. Pode-se utilizar o perfil da pessoa então em vários tipos de golpes, inclusive sobre seus contatos.

Golpes do WhatsApp

Os cibercriminosos podem utilizar a nova função do WhatsApp para sequestrar a conta dos usuários, e empregá-la para diversos fins. Desse modo, pessoas má intencionadas também conseguem ter acesso à conta do aplicativo através do envio de um QR Code a eles. Deve-se ter um cuidado redobrado nestas situações.

Para evitar cair em algum golpe envolvendo o uso do WhatsApp, é preciso prestar a devida atenção em algumas ações, como a captura de tela, e não enviar informações pessoais e confidenciais para outras pessoas. Se o usuário perceber que houve uma invasão em sua conta, deve-se desconectá-la dos outros aparelhos.

Em síntese, para desconectar a conta dos outros smartphones, é necessário primeiramente clicar no menu dos WhatsApp. Em seguida, deve-se clicar em “Aparelhos conectados”, depois, é preciso selecionar o dispositivo desejado  e finalmente, clicar em “Desconectar”. Deve-se fazer isso em todos os aparelhos.

Novidades para o WhatsApp

O WhatsApp fez um anúncio nesta quinta-feira (04/05), no qual falou sobre uma atualização no aplicativo de mensagens, que deverá permitir aos seus usuários, encaminhar uma série de mídias. Junto a fotos e vídeos compartilhados pelos perfis do app, deverá vir também uma legenda, tratando do conteúdo apresentado.

Ademais, a empresa Meta afirma que os usuários do aplicativo de mensagens,  antes de compartilhar seu post, poderão adicionar um texto contextualizando o seu conteúdo. Pessoas que compartilham arquivos de PDF, de jornais ou de trabalho, também poderão usufruir da nova ferramenta disponibilizada pelo WhatsApp.

De acordo com a Meta, a nova ferramenta estará disponível para os usuários do aplicativo no mundo todo, nas próximas semanas. Para utilizá-lo, é preciso abrir uma conversa, selecionar a foto, vídeo ou documento e compartilhá-lo. Deve-se tocar na opção de encaminhamento e selecionar o contato desejado.

Em seguida, para continuar com o processo, o usuário do aplicativo deve então tocar no “X” para que possa remover a legenda original. Depois, é preciso escrever uma nova legenda, que pode ter relações com o conteúdo midiático compartilhado para os contatos do app. Enfim, deve-se tocar em “Encaminhar”.

Enquetes do aplicativo

Em novembro do ano passado, o WhatsApp lançou uma ferramenta que permite gerar enquetes aos mensageiros. Neste ano, a empresa atualizou a função oferecendo aos usuários a opção de voto único. O administrador dos grupos do aplicativo poderão configurar o app para que seus contatos votem apenas uma vez.

Para utilizar a nova função, o administrador do grupo do aplicativo de mensagens deve desmarcar a opção “Permitir várias respostas” no momento em que for criar uma nova enquete. Ele também receberá um aviso quando um de seus contatos participar das enquetes, verificando quem votou e o volume total.

Nas próximas atualizações do WhatsApp, será possível fazer uma pesquisa sobre enquete antigas em um grupo do aplicativo. Em conclusão, para localizá-la, é necessário abrir uma conversa, selecionar então “Pesquisar”, e em seguida, escolher a opção “Enquetes”.

             

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.