Cartão do Auxílio Brasil deve ser liberado em breve

O cartão estampado com a bandeira do país deve ser entregue nas próximas semanas.

Governo Federal afirma que o cartão do novo programa social já está sendo produzido. Segundo informações, o Ministério da Cidadania passou a elaborar a ferramenta para viabilizar o acesso ao benefício. O cartão estampado com a bandeira do país deve ser entregue nas próximas semanas.

A confirmação de lançamento do Auxílio Brasil vem gerando dúvidas desde sua divulgação. Enquanto o presidente Jair Bolsonaro afirma que o teto de gastos será ultrapassado para financiar o programa, o mercado financeiro reage de forma negativa. Embora haja vários contratempos, a equipe da Cidadania afirma está tudo sob controle com a divulgação da criação dos cartões.

Veja também: Auxílio emergencial com prorrogação até de mais 6 parcelas até abril de 2022?

Na realidade, ainda não se sabe quando e como o Auxílio Brasil vai operar. Informações da equipe do Governo alegam que entre novembro e dezembro o abono já estará disponível. Vale ressaltar que o cartão em produção possui o slogan “Pátria amada, Brasil”.

Quais as chances de o Auxílio Brasil ser aprovado?

O Governo Federal ainda precisa encontrar alternativas para custear o orçamento do novo programa. Bolsonaro já afirmou que o teto de gastos será ultrapassado, no entanto, isso ampliaria ainda mais a crise e inflação vivenciada no país.

Em seus últimos discursos, Bolsonaro informou que o Auxílio Brasil teve a mensalidade reajustada de R$ 300 para R$ 400. A expectativa é que 17 milhões de famílias sejam atendidas, porém, as regras de concessão ainda não foram liberadas.

Até aqui se sabe que para comprovar a situação de vulnerabilidade a família terá que estar inscrita no Cadastro Único. No entanto, o Governo também não detalhou quais critérios serão usados para avaliar ou qual será metodologia aplicada para a seleção dos beneficiários.

Contudo, caso não seja viabilizado, espera-se que o Bolsa Família permaneça funcionando e que o Auxílio Emergencial seja renovado. Este é considerado o plano B, uma vez que a equipe técnica do novo programa não consiga tirá-lo do papel.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.