Bolsa Família: usuários relatam que estão na fila desde o ano de 2019

De acordo com relatos de usuários nas redes sociais, tem gente que está na fila do Bolsa Família desde o ano de 2019

O Governo Federal começou no último mês de novembro os pagamentos do seu Auxílio Brasil. O programa está substituindo o Bolsa Família e atendendo neste primeiro mês de repasses cerca de 14,5 milhões de brasileiros. Mas mesmo com essas mudanças, milhares de indivíduos seguem na fila de espera do projeto.

Para quem não sabe, essa fila é formada por pessoas que possuem o direito de receber o benefício, mas que por uma questão de orçamento do Governo, eles acabaram não recebendo nada. É como se o Planalto não tivesse mais vagas para oferecer. Então esses cidadãos ficam esperando até que novas oportunidades apareçam.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, mais de 1 milhão de pessoas estão nesta situação. Mas há quem diga que esse dado estaria desatualizado. Segundo o Consórcio Nordeste, o número de brasileiros que estão nesta fila de espera já ultrapassa a marca dos 2,4 milhões. Pelo menos é o que eles dizem.

E o fato é que tem gente esperando há muito tempo para entrar no programa. O Ministério da Cidadania não divulga qual o tempo médio de espera para se ficar na fila de entrada do projeto agora. De qualquer forma, relatos nas redes sociais mostram que existem pessoas que estão esperando por uma oportunidade desde o ano de 2019.

Então desde antes da chegada da pandemia do novo coronavírus por aqui, esses indivíduos já estavam em situação de vulnerabilidade social e já precisavam de uma ajuda do Governo. Vale lembrar que 2019 foi justamente o ano em que as filas do Bolsa Família voltaram a se formar depois de terem sido zeradas alguns meses antes.

Fila vai acabar?

A promessa do Governo era de que a fila de entrada no Bolsa Família acabasse no último mês de novembro, com a chegada do Auxílio Brasil. Só que isso não aconteceu. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, ninguém mais entrou no programa no último mês.

Agora a promessa é acabar com essa fila de espera neste mês de dezembro. A ideia é inserir mais 2,4 milhões de pessoas no programa em questão. Mas para isso, eles precisariam da aprovação da PEC dos Precatórios rapidamente.

E se não der para dezembro?

Existe a possibilidade de o Governo Federal não conseguir essa aprovação da PEC dos Precatórios nos próximos dias. Neste caso, a ideia é tentar acabar com essa fila apenas a partir do próximo ano de 2022.

Se esse for o cenário, essa seria mais uma notícia ruim para os mais de 2 milhões de brasileiros que estão no aguardo desse dinheiro. Isso porque eles teriam que passar mais um natal sem nenhum tipo de ajuda do Governo.

MP proíbe filas no Auxílio Brasil

Vale lembrar que a Medida Provisória (MP) que cria o Auxílio Brasil fala em se proibir a formação de filas para entrada no projeto. Isso significa dizer que todo mundo que tem direito ao programa vai precisar entrar imediatamente na folha de pagamentos.

Esse texto desta MP já foi aprovado tanto na Câmara dos Deputados como também no Senado Federal. Agora é esperar para ver o que acontece com a PEC dos Precatórios. A tendência é que as próximas horas sejam decisivas neste sentido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.