Auxílio gás: Ministério confirma que não abrirá inscrições para programa

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, Auxílio gás não vai ter mesmo inscrições para entrada

Quem está esperando o Governo Federal abrir inscrições para entrar no Auxílio gás, pode parar de esperar. Em nota divulgada no início desta semana, o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelo programa, confirmou que o Palácio do Planalto não está preparando nenhum tipo de seleção neste sentido.

Essa é uma informação que já se esperava que fosse acontecer mas que agora contou com uma confirmação oficial. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, o processo de seleção vai ser feito através dos dados já existentes no Cadúnico. Nada além disso vai ser feito para escolher os usuários do projeto em questão.

Quem fez parte do Auxílio Emergencial ou mesmo do antigo Bolsa Família sabe bem como o processo funciona. Para esses programas, o Governo estava selecionando pessoas que estavam no Cadúnico. Então eles verificavam as informações que estavam por lá e decidiam quem ia receber o benefício e quem não iria.

No caso do Auxílio Emergencial, parte dos pagamentos foi também para pessoas que não estavam no Cadúnico. São aqueles a que se convencionou chamar de público em geral. Eles entraram no programa através de uma inscrição através de um app ou do site oficial ainda em 2020. O fato, no entanto, é que esse sistema não deve se repetir.

Para o vale-gás o processo de seleção vai contar exclusivamente com as análises dos dados do Cadúnico. O que nos leva a dizer que quem não está nesta lista de entrada do Governo Federal não tem chance de entrar no novo benefício. Essa é a regra básica. É uma espécie de porta de entrada para o novo projeto.

Não tenho Cadúnico. Posso tentar entrar depois?

Como dito, a regra de entrada no vale-gás inclui o Cadúnico. Quem não está nesta lista não vai poder entrar no benefício. Se o cidadão não teve tempo de entrar nessa conta, então ele vai poder tentar entrar novamente no próximo ano.

Só que não tende a ser uma tarefa muito fácil. Acontece que o Governo não tem planos de inserir muito mais gente no programa em questão. De qualquer forma, quem quiser tentar entrar precisa pensar primeiro em se inserir no Cadúnico. É o primeiro passo.

Estar nesta lista garante o recebimento?

Não. Nem todo mundo que tem um perfil ativo no Cadúnico vai poder receber esse benefício em questão. Pelo contrário. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, o mais provável é que apenas uma minoria consiga entrar.

Os dados mais recentes apontam que o Cadúnico tem mais de 30 milhões de brasileiros inscritos. Pelo menos neste primeiro mês de pagamentos, o vale-gás deve atender algo em torno de 5 milhões de pessoas. As informações são do próprio Governo Federal.

De quanto vai ser o vale-gás?

O valor dos pagamentos do vale-gás não são fixos. Eles irão variar de acordo com o preço médio nacional do botijão de 13kg. Na prática, quem vai acabar decidindo isso todos os meses é a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Vale lembrar ainda que o vale-gás nacional vai fazer os repasses sempre a cada dois meses. Então se o primeiro pagamento acontece em dezembro, o segundo está agendado apenas para o próximo mês de fevereiro de 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.