Bolsa Família tem fila de 2,2 milhões; Governo quer aumentar valor

O Consócio Nordeste enviou uma denúncia afirmando que há mais de 2,2 milhões de pessoas que aguardam a concessão para o Bolsa Família. 

O Governo Federal está centralizando seus esforços na implementação do Auxílio Brasil, novo programa social. Entretanto, não bastando a dificuldade já encontrada com o orçamento da proposta, o Consócio Nordeste enviou uma denúncia afirmando que há mais de 2,2 milhões de pessoas que aguardam a concessão para o Bolsa Família.

Pessoas que aguardam entrar no Bolsa Família são barradas

Segundo informações, atualmente a região Nordeste é a mais afeta com a falta de inclusão dos cidadãos necessitados no programa social. Há meses a população aguarda o retorno do Governo Federal, que ultimamente só tem aprovado a entrada de famílias da região Sudeste do país.

Em uma carta, os governadores dos estados nordestinos solicitaram uma justificativa da União em relação aos critérios de seleção para a entrada de novos contemplados no Bolsa Família.

Quantidade de solicitações para o Bolsa Família em aberto em cada região

  • Nordeste – 844.372;
  • Norte – 247.885;
  • Sudeste – 834.564;
  • Centro-Oeste – 138.503;
  • Sul – 205.941.

Auxílio Brasil

O novo Bolsa Família é grande promessa do Governo Federal. Por meio dele, cerca de 16 milhões de famílias serão beneficiados com um salário médio de R$ 300. A implementação está prevista para novembro.

No entanto, ainda não se sabe como o projeto será custeado, visto que suas novas condições requer um orçamento maior que o disponibilizado para o Bolsa Família atualmente. Diante disso, o governo está em busca da aprovação da reforma tributária, que poderá gerar novos lucros de modo que não ultrapasse o teto de gastos da União.

Além disso, já está em trâmite no Congresso Nacional a PEC dos precatórios. A proposta visa parcelar em até dez anos os precatórios, dívidas oriundas de processos judiciais, do Governo Federal. Caso isso ocorra, a União não terá que pagar a dívida de uma só vez, folgando o seu orçamento e disponibilizando os recursos para o Auxílio Brasil.

Lista dos benefícios do Auxílio Brasil

  • Benefício Primeira Infância: Contempla famílias com crianças com até 36 meses incompletos;
  • Benefício Composição Familiar: Destinado a famílias com jovens de 18 a 21 anos incompletos, com o intuito de incentivar esse grupo a concluir ao menos um nível de escolarização formal;
  • Benefício de Superação da Extrema Pobreza: Disponibilizado as famílias que após receber os benefícios anteriores a renda mensal per capita familiar não superou a linha da extrema pobreza;
  • Auxílio Esporte Escolar: Direcionado a estudantes com idades entre 12 e 17 anos incompletos, membros de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil e que se destacarem nos Jogos Escolares Brasileiros;
  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior: Pago em 12 parcelas para estudantes com bom desempenho em competições acadêmicas e científicas e que sejam beneficiários do Auxílio Brasil;
  • Auxílio Criança Cidadã: Destinado ao responsável por família com criança de até 48 meses incompletos que comprove emprego formal, mas não encontre vaga em creches públicas ou privadas da rede conveniada;
  • Auxílio Inclusão Produtiva Rural: Pago por até 36 meses aos agricultores familiares inscritos no Cadastro Único.
  • Auxílio Inclusão Produtiva Urbana: Contempla beneficiários do Auxílio Brasil que conseguirem um emprego formal;
  • Benefício Compensatório de Transição: Disponibilizado as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família que perderem parte do valor recebido após o enquadramento no Auxílio Brasil. Será concedido no período de implementação do novo programa até regularização do salário.

Veja também: Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento da 6ª parcela

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.