Bolsa Família: quase 70% dos usuários do 1º pagamento já deixaram programa

De acordo com informações oficiais, cerca de 70% dos usuários do primeiro pagamento do Bolsa Família já se emanciparam

O Bolsa Família completou nesta quarta-feira (20), 18 anos do seu primeiro pagamento. Aquele repasse inicial aconteceu em outubro de 2003 e contou com liberação do dinheiro para algo em torno de 1,15 milhão de brasileiros. Deste público, apenas uma pequena parcela segue recebendo a quantia até hoje.

De acordo com informações levantadas pelo jornal O Estado de São Paulo, cerca de 69% do público inicial do projeto já saiu do programa. Imagina-se que uma boa parte deles tenha saído porque várias pessoas conseguiram se reerguer socialmente até não precisar mais do dinheiro em questão. Pelo menos é o que se sabe até aqui.

Hoje, cerca de 14 milhões de brasileiros recebem a atual versão do Bolsa Família. Destes, apenas 3% dos usuários são remanescentes ainda daquele primeiro pagamento de outubro de 2003. Nessa conta se incluem também pessoas que saíram do projeto em algum momento, mas que depois precisaram voltar para o programa.

De acordo com analistas, esses números mostram que boa parte dos usuários do Bolsa Família não são pessoas que não querem trabalhar. Isso porque o levantamento mostra que a grande maioria dos brasileiros que receberam a quantia do projeto acabaram saindo do benefício por vontade própria algum tempo depois.

A ideia central do Bolsa Família é ajudar as pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social. Pelas regras do projeto, os brasileiros que ganham esse dinheiro são aqueles que estão em situação de extrema-pobreza, ou pelo menos de pobreza, desde que se registrem a presença de grávidas ou de menores de 21 anos na casa.

Declaração polêmica

No início desta semana, o relator da Medida Provisória (MP) do novo Bolsa Família, Deputado Federal Marcelo Aro (PP-MG), deu uma declaração polêmica sobre o tema. E isso acabou causando muita repercussão.

Ele disse que, apesar de reconhecer a importância do Bolsa Família atual, o projeto não prezaria pela saída dos seus usuários. Ele disse, aliás, que o Auxílio Brasil vai ter muito mais um foco na emancipação dos trabalhadores.

Nas redes sociais, até mesmo políticos de esquerda usaram os seus perfis para criticar a declaração de Aro. Em seu Twitter oficial, a Deputada Federal e Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, chegou a dizer que essa fala teria sido “preconceituosa”.

Último pagamento do Bolsa Família

O fato mesmo é que o Bolsa Família tal qual nós conhecemos agora deve acabar dentro de mais algumas semanas. Neste momento, a Caixa Econômica Federal está fazendo os últimos repasses do programa para algo em torno de 14,6 milhões de brasileiros.

Os valores médios atuais, aliás, estão na casa dos R$ 189 e estima-se que a fila de espera para entrar no projeto esteja beirando os 2,4 milhões de brasileiros. O Governo afirma que vai acabar com essa lista em breve.

É que a promessa do Palácio do Planalto é reformular o programa a partir do próximo mês de novembro. Pelo que se sabe até aqui, o novo projeto vai se chamar Auxílio Brasil e vai atender cerca de 17 milhões de pessoas com valores mensais mínimos de R$ 400.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.