Currículo assertivo como diferencial profissional

A elaboração direcionada do seu currículo pode ser um diferencial na sua carreira. Confira dicas relevantes para o candidiato!

A elaboração direcionada do seu currículo pode ser um diferencial na sua carreira. Visto que a correta construção pode ser um diferencial para que alcance seus objetivos profissionais.

Currículo assertivo como diferencial profissional

Sendo assim, é importante que o seu currículo seja elaborado de forma assertiva e sucinta para que receba o convite para uma entrevista de emprego que vá de encontro ao seu interesse dentro dos seus objetivos profissionais.

Dados pessoais

As suas informações pessoais devem ser sucintas e atualizadas, porém, evite colocar informações excessivas. Sendo assim, evite inserir dados de filiação ou número de documentos. Além disso, se atente aos detalhes. Por exemplo, é relevante que o seu endereço de e-mail não contenha palavras diminutivas ou pejorativas, já que podem prejudicar a construção de sua imagem profissional. 

Objetivo

Por sua vez, o seu objetivo é importante nesta construção. Por isso, é fundamental que seja claro e direto. Geralmente o objetivo no currículo se refere ao cargo, seguido da área de atuação. Por exemplo: analista de marketing digital, assistente de departamento pessoal, gerente comercial etc.

Experiência profissional 

A maneira como você informa a sua experiência profissional é de extrema importância para que você tenha um currículo assertivo. Por isso, é relevante que respeite a ordem cronológica inversa, sempre inserindo a sua experiência atual ou a última para as anteriores, considerando os fatores resolutivos da sua carreira.

Informações acadêmicas 

Por conseguinte, a sua trajetória acadêmica também deve ser inserida em ordem cronológica inversa, ou seja, do último curso até os anteriores. É relevante que coloque o nome do curso e a data de término, caso possua alguma formação. 

No entanto, caso você seja um estudante, informe a  modalidade de estudo e a previsão de término do curso em andamento. Além disso, informe se você estuda de forma presencial ou online. 

Resumo ou apresentação do currículo

Não há regras sobre inserir ou não um resumo no seu currículo. Sendo assim, o resumo do currículo é opcional, no entanto, pode ser um ponto relevante para o candidato. 

Todavia, ao optar por resumir as informações do seu currículo, lembre-se de criar uma relação entre os dados apresentados na descrição de sua experiência profissional e o as informações do resumo.

Uma vez que essa relação é importante para que receba o convite para a entrevista de emprego. Já que essa ligação será um ponto de atenção do selecionador para escolher o seu currículo. Por fim, mantenha o documento atualizado nas plataformas digitais, como o LinkedIn. Esse é um ponto relevante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.