COMUNICADO GERAL para quem vai comprar na BLACK FRIDAY

Época do ano é de grandes promoções e descontos

A Black Friday 2022 no Brasil acontece nesta semana. Para os comerciantes, é uma época de grandes vendas. Para os consumidores, um período de grandes promoções. No entanto, para ambas as partes, é preciso ficar atento aos golpes e fraudes relacionadas ao evento.

Dessa maneira, para proteger os clientes, o Procon-SP instituiu uma lista, com 41 sites suspeitos a serem evitados pelos consumidores ao comprar seus produtos pela internet. Estas lojas virtuais, de e-commerce, tiveram várias reclamações registradas, foram notificadas e não responderam.

A lista criada pelo Procon de São Paulo também põe em evidência alguns sites e lojas virtuais criadas com o objetivo de enganar os consumidores, visto que na verdade não realizam comércio eletrônico. Dessa maneira, com a Black Friday chegando, você pode fazer suas ompras com maior segurança.

De fato, o Procon -SP criou a lista em 2011. Atualmente ela conta com 41 sites e foi atualizada em julho de 2022. Vale ressaltar que os Procons de outros estados também podem desenvolver suas próprias listas. Deve-se observar que para realizar uma compra segura, é indicado que se dê uma olhada antes para certificar a idoneidade da loja virtual. Confira a lista aqui.

Como se proteger

Os consumidores também podem utilizar a lista do Procon para conferir outras informações das empresas de e-commerce. Para tal deve-se procurar no site a identificação da loja, como sua razão social, CNPJ, telefone e observar se as informações que estão na página são corretas.

Ao fazer suas compras, pode-se escolher fornecedores conhecidos e indicados pela família ou por amigos. Além disso, deve-se desconfiar de ofertas muito vantajosas, comprar em sites que ofereçam diversas formas de pagamento, ler a política de privacidade da loja virtual, salvar ou imprimir documentos e provas da compra.

No caso do cliente observar quaisquer problemas relativos a suas compras na Black Friday, ele deve entrar em contato com o Procon de seu estado. É importante ficar atento a qualquer situação irregular, onde a empresa em questão não esteja de acordo com o Código do Consumidor e ir atrás de seus direitos.

Black Fraude

Algumas pessoas têm chamado a Black Friday de Black Fraude, devido a enorme quantidade de golpes durante o período do ano antecedente ao natal. Deve-se tomar bastante cuidado com suas compras, visto que algumas lojas aumentam o preço de seus produtos um pouco antes do evento e anunciam promoções relacionadas.

O indicado é que os consumidores se planejem antes de ir às compras, para que não comprometam o orçamento familiar, ficando sem dinheiro. Deve-se evitar as compras por impulso a todo custo. Uma boa estratégia é determinar um teto de gastos, evitando a aquisição de produtos supérfluos.

Com a Black Friday é preciso ficar atento principalmente às compras online, pesquisar se elas são confiáveis, e quais tipos de pagamento elas aceitam. É preciso comprovar se ela realmente existe, se possui um endereço físico, e um canal de relacionamento com seus clientes.

Como falado anteriormente, buscar informações no Procon sobre a loja virtual também é importante, para comprovar sua idoneidade, e se há reclamações a respeito de seus serviços. Também deve-se observar o prazo de entrega de seus produtos. De qualquer maneira, deve-se cobrar da empresa uma entrega qualificada.

Black Friday

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa deve fazer a reparação de produtos com defeito em até 30 dias. Caso não seja possível, o cliente deve exigir a troca do produto, ou a devolução do dinheiro gasto. O consumidor também tem o direito de desistir da compra de produtos de lojas online.

O cliente pode devolver o produto e receber o dinheiro de sua compra em até sete dias de sua aquisição. Ele pode fazer o cancelamento mesmo que o produto já esteja em suas mãos, com ou sem defeitos. O recomendado é que se houver qualquer problema relacionado a compra, o consumidor entre em contato com a empresa.

A Black Friday é um período onde é possível comprar inúmeros produtos disponíveis em lojas virtuais e presenciais com grandes descontos e promoções. O consumidor, no entanto, deve ficar atento para que suas compras sejam feitas com total segurança, evitando fraudes e golpes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.