Saiba como consultar um CNPJ na Receita Federal

Por meio do site da Receita Federal, a situação cadastral do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e o quadro da empresa podem ser consultados de forma prática por qualquer pessoa. O cidadão pode ter acesso ao status atual do documento, como ativo ou suspenso, por exemplo.

Por meio do site da Receita Federal, a situação cadastral do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e o quadro da empresa podem ser consultados de forma prática por qualquer pessoa. O cidadão pode ter acesso ao status atual do documento, como ativo ou suspenso, por exemplo.

Portanto, confira quais são as situações do CNPJ e como consultá-las:

Categorias cadastrais do CNPJ

Além dos status de ativo e inativo, existem várias outras categorias cadastrais para o CNPJ. Confira quais são elas:

  • Situação cadastral ativa: Esse status quer dizer a empresa não possui nenhuma pendência;
  • Situação cadastral suspensa:  O status de suspensão pode ocorrer por diferentes motivos, como por exemplo: empresa domiciliada no exterior que deixa de ser alcançada pelas normas da Receita Federal; solicitação de baixa da inscrição; intimação; indício de interposição fraudulenta de sócio ou titular; determinação judicial, entre outros.
  • Situação cadastral inapta: De acordo com a Receita Federal, a situação do CNPJ pode ser declarada inapta quando houver omissão de declarações e demonstrativos; não ter localização certa; ou possui irregularidade em operações de comércio exterior.
  • Situação cadastral baixada: O CNPJ entra no status de baixado quando a empresa tiver a baixa deferida.
  • Situação cadastral nula: Ocorre quando for declarada a nulidade do CNPJ em questão.

Como consultar o status do CNPJ 

O cidadão pode consultar a situação cadastral de um CNPJ de forma prática e rápida, por meio do site da Receita Federal. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site da Receita Federal
  2. Na página inicial, clique em “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”;
  3. Em seguida, digite o número do CNPJ;
  4. Selecione o CAPTCHA;
  5. Por fim, clique em “Consultar”.

Caso tenha interesse, a situação cadastral pode ser impressa. Basta clicar na opção “imprimir”, no canto inferior esquerdo na página.

Confira quatro situações que podem levar ao bloqueio do seu CPF

Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro. Por isso, é importante se atentar a algumas situações que podem bloqueá-lo. Dessa forma, é possível evitar transtornos e dores de cabeça.

Abaixo, confira 4 situações que podem bloquear o seu CPF.

Veja o que pode bloquear o seu CPF

  1. Bloqueio por irregularidade

A irregularidade no CPF é identificada pela Receita Federal. Isso ocorre quando o cidadão está com alguma pendência, como no caso de inconsistência de dados na declaração do Imposto de Renda (IR), ou ainda a falta de declaração do IR.

  1. Bloqueio por cancelamento

O cancelamento do documento pode acontecer em uma situação rara, quando há uma duplicidade de cadastro. Ou seja, quando a pessoa tem dois números de CPF, ou ainda quando há a comprovação de fraude na identidade.

  1. Bloqueio por morte

Com relação ao bloqueio por falecimento do cidadão, ocorre de forma automática. Após a emissão do atestado de óbito, a Receita Federal coloca o CPF em situação: ”titular falecido”.

  1. Bloqueio por inconsistência de dados

Por fim, em casos de informações equivocadas, o documento também é bloqueado. Cabe ao cidadão regularizar a sua situação pela internet, através do site da Receita Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.