Conheça 5 estratégias de gestão para e-commerce e turbine suas vendas

A gestão de e-commerce está em pleno crescimento, tendo em vista dar ao consumidor conforto, praticidade e maiores opções de compra em apenas alguns cliques.

Investir no e-commerce se tornou fundamental para que o empreendedor tenha sucesso no mercado, independente de possuir loja física ou não. Para isso, é preciso que tenha estratégias específicas para enfrentar a concorrência e turbinar as vendas.

5 estratégias de gestão para e-commerce e turbinar as vendas

De nada adianta criar um e-commerce e esperar os clientes realizarem as compras, pois o mercado está muito competitivo. Assim, investir no e-commerce exige estratégias específicas para alcançar os resultados esperados.

Sem seguida, apresentamos 5 estratégias de gestão para e-commerce.

1ª. Estabeleça metas e uma rotina de trabalho na gestão para e-commerce

Toda atividade de gestão exige que sejam estabelecidas metas e serem colocadas no papel, para não esquecer. A partir do estabelecimento de metas, estruture ações para colocar em prática e atingir os resultados esperados.

Assim, estabeleça uma rotina de trabalho para que aas ações sejam colocadas em prática. Esta rotina estabelecida permite que você avalie quais são as distrações que ocorrem no dia a dia, para poder eliminar e aumentar a produtividade.

2ª. Realize promoções dos produtos

Isso parece mais fácil do que andar para frente, mas não é. As promoções precisam ser analisadas de forma a não causar prejuízos para o e-commerce, bem como escolher os produtos que terão incidência de promoções. Além disso, ajudam na divulgação da marca e a liberar espaço no estoque.

Para o cliente, as promoções se tornam propostas únicas, fazendo com que ele se sinta em vantagem diante das demais pessoas.

Como estratégia de gestão para e-commerce, procure se utilizar das datas especiais para o comércio, e aumentar as vendas. Pode ser Natal, Black Friday, Páscoa, Dias das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia da criança, entre tantos outros dias especiais.

Mas não esqueça de se planejar em termos de estoque de forma antecipada, procurando comprar produtos com preços menores, e revendê-los nas promoções.

3ª. Tenha um site responsivo

O site responsivo é aquele que se adapta a qualquer aparelho com conexão à internet: smartphones, tablets, computadores, notebooks, entre outros existentes no mercado.

Assim, um e-commerce responsivo facilita a navegação, se adequa ao aparelho utilizado para navegar no site. Além disso, possui rapidez no carregamento das páginas e não distorce o layout original.

4ª. Realize investimentos no marketing digital

Gestão para e-commerce e marketing digital - Reprodução Canva
Gestão para e-commerce e marketing digital – Reprodução Canva

O marketing digital faz a divulgação do e-commerce utilizando-se de várias ferramentas existentes no mercado digital. Assim, é possível realizar o marketing digital a partir de 4 frentes de ação:

  • Marketing de Busca: otimiza resultados em buscadores de pesquisa (Google, Yahoo, Bing, entre outros). Assim, utiliza estratégias de SEO e links patrocinados;
  • Marketing de Relacionamento: envolve utilizar ferramentas em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, entre outros;
  • Marketing de Display: inserindo banners em blogs e plataformas, utilizando displays como AdWords, Facobook Ads;
  • Marketing de Conteúdo: oferece conteúdos de qualidade em blogs, e assim, conseguir aumentar os acessos e ter bom posicionamento dos mecanismos de busca.

O investimento em marketing digital é extremamente importante quando se tem uma boa gestão para e-commerce, pois assim, aumenta a visibilidade da sua empresa virtual, além de ofertar mais uma possibilidade de compra para os consumidores.

5ª. Tenha maior foco no marketing de relacionamento

Fique atento nas mídias sociais, já que são de extrema importância para que seu e-commerce tenha visibilidade e para estar onde o seu consumidor está. Preze pelo bom relacionamento com os consumidores e considere sempre os feedbacks realizados pelos clientes. Assim:

  • Escolha as redes sociais que se compatibilizem com os seus objetivos;
  • Esteja sempre presente nas redes sociais, procurando também manter uma boa frequência;
  • Construa relacionamentos, responda os comentários de forma respeitosa;
  • Crie diferentes tipos de conteúdo, de forma a testar a recepção dos clientes;
  • Incentive a participação do público em suas postagens;
  • Procure medir os resultados dos investimentos em marketing e perceba aqueles que estão dando certo, e modifique aqueles que não estão.

Ter uma loja virtual exige do empreendedor esforços maiores para conseguir turbinar as vendas. Esperamos que este artigo tenha contribuído para que você entenda a gestão para e-commerce de forma diferenciada e use as estratégias para aumentar as suas vendas.

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