Black Friday: as 10 dicas mágicas para evitar cair em golpes nesta sexta, 24

Separamos as 10 principais dicas de especialistas que todo consumidor deve seguir antes de começar a comprar na Black Friday

A pouco menos de 48 horas para a Black Friday, milhões de brasileiros de todas as regiões do país estão se programando para fazer compras. Este ano, o evento comercial ocorre na próxima sexta-feira (24). Pesquisas indicam que mais indivíduos estão dispostos a gastar dinheiro nesta data.

Não há nada de errado em fazer compras na black friday, desde que o cidadão tome muito cuidado na hora das aquisições. De acordo com as informações de autoridades brasileiras, o número de tentativa de golpes na internet vem triplicando no decorrer dos últimos meses em todo o país.

Segundo a Polícia Federal (PF), é impossível se livrar completamente da chance de ser vítima de um golpe. Contudo, existem algumas dicas importantes que podem ser seguidas pelos consumidores, e que podem ajudar a evitar maiores dores de cabeça no final das contas.

As 10 dicas mágicas para a Black Friday

  • Compre em sites conhecidos

Escolheu o que deseja comprar? Pesquise os preços do produto em um site conhecido, isto é, vá direto no google, pesquise o nome da empresa e entre no site oficial. Se você preferir fazer uma compra em uma empresa desconhecida, ao menos pesquisa=e a sua reputação em sites de reclamações.

  • Cuidado com links

Outra dica muito importante para esta black friday é ter cuidado com os links que você recebe por redes sociais, ou até mesmo por e-mail. Nos últimos meses, a maioria dos golpes que foram aplicados ocorreram por meio de links.

“Por isso, recomendamos que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador. Nunca clique em links enviados por e-mails, SMS ou aplicativos de mensagens e sempre dê preferência para lojas conhecidas”, diz Adriano Volpini, diretor do comitê de prevenção a fraudes da Febraban.

  • Desconfie de pedidos de pagamentos antecipados

Empresas sérias não devem exigir que o cidadão realize apenas o pagamento antecipado para que ele tenha acesso ao produto. Assim, a ideia é sempre desconfiar quando este pedido é feito.

  • Desconfie das poucas opções de pagamento

Neste sentido, também é importante desconfiar quando um site oferece poucas opções de pagamento. Grandes varejistas normalmente oferecem uma gama maior de opções neste sentido.

  • Desconfie de promoções muito generosas

Não há nada de errado em encontrar uma grande promoção, mas quando o desconto for muito maior do que o normal, a dica é desconfiar. Normalmente os criminosos usam estas falsas benesses para enganar o consumidor.

  • Pesquise os selos

Nunca é demais analisar se o site conta com os selos de autenticação, que atestam a veracidade do endereço na internet. Neste sentido, uma outra dica é prestar atenção na data da criação do sítio. Sites recém-criados podem ser um mal sinal.

“Golpistas criam perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores. Também usam sites de vendedores de depoimentos e bancos de fotos e vídeos internacionais para dar crédito ao produto e enganar o consumidor”, diz o diretor da Febraban.

  • Cartão virtual

Especialistas indicam que o uso do cartão virtual também é uma boa dica para evitar cair em golpes.

  • Confira o valor na maquininha

As fraudes, aliás, não costumam acontecer apenas em compras online. Caso você prefira comprar algum produto de forma presencial, convém prestar bastante atenção na hora de conferir o valor na maquininha.

Black Friday: as 10 dicas mágicas para evitar cair em golpes nesta sexta, 24
Mesmo quem vai fazer compras presenciais precisa tomar cuidado. Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
  • Inserir o cartão na maquininha

Ainda na área das compras presenciais, outra dica importante é inserir você mesmo o cartão na maquininha. Se você entregar o cartão ao vendedor, é importante verificar se o cartão devolvido é realmente o seu.

  • Cuidado com o Pix

Não há nada de errado em fazer compras pelo Pix, mas é muito importante prestar bastante atenção nos detalhes na hora do pagamento. É preciso ter cuidado na hora de conferir as informações geradas pelo Qr Code.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.