BLACK FRIDAY 2023: Dicas para você economizar na hora das compras!

A Black Friday é um dos eventos comerciais mais aguardados pelos consumidores no Brasil. Todos os anos, na última sexta-feira de novembro, milhares de lojas virtuais e físicas oferecem grandes descontos em produtos e serviços. No entanto, é importante saber como aproveitar as promoções sem prejudicar o orçamento. Esta matéria do Notícias Concursos  foi preparada com o objetivo de apresentar dicas valiosas para economizar na Black Friday 2023 e fazer boas compras.

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um evento comercial que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 e foi importado para o Brasil em 2010. Durante o mês de novembro, as lojas oferecem descontos especiais em diversos produtos, mas é na última sexta-feira do mês que ocorre o auge das promoções. No entanto, as promoções não se limitam a apenas um dia, sendo possível encontrar descontos ao longo de todo o mês, principalmente na última semana, conhecida como Black Week, e no fim de semana após a Black Friday, chamado de Black Weekend. Isso permite que os consumidores aproveitem as promoções e antecipem suas compras de Natal.

Dicas para fazer boas compras na Black Friday

Para aproveitar ao máximo as promoções da Black Friday sem se endividar, é importante seguir algumas dicas. Confira:

Não compre por impulso, faça uma lista dos produtos desejados

Com tantas promoções e descontos atrativos, é fácil cair na tentação de comprar produtos que não são realmente necessários. Para evitar esse problema, faça uma lista dos produtos que você deseja adquirir, incluindo possíveis presentes de Natal. Assim, você evita compras impulsivas e consegue se planejar financeiramente.

Acompanhe os preços dos produtos previamente

Antes da Black Friday, muitas lojas aumentam os preços dos produtos para depois aplicarem descontos aparentemente vantajosos. Essa prática enganosa ficou conhecida como “metade do dobro”. Para evitar cair nessa armadilha, é importante monitorar os preços dos itens desejados com antecedência. Assim, você poderá verificar se os descontos oferecidos na Black Friday são reais e vantajosos.

Cuidado com parcelamentos muito longos

Parcelar as compras em várias vezes pode parecer uma boa ideia para aproveitar os descontos da Black Friday. No entanto, é importante ter cuidado com parcelamentos muito longos, pois isso pode comprometer sua renda futura. Antes de aderir a um parcelamento, verifique se você terá condições de arcar com as parcelas sem prejudicar suas finanças. Lembre-se de que os juros de empréstimos podem anular o desconto obtido na compra.

Considere os gastos pós-compra

Ao adquirir um produto em promoção, é importante considerar os gastos adicionais que esse item pode trazer. Por exemplo, se você comprar uma adega, é necessário levar em conta o aumento na conta de energia elétrica. Além disso, alguns produtos podem exigir a compra de refis ou acessórios ao longo do tempo. Portanto, antes de fazer uma compra, pense nos custos extras que ela pode trazer para suas finanças mensais.

Aproveite para fazer estoques de produtos utilizados regularmente

Se você utiliza determinados produtos com frequência, como fraldas, leite ou bebidas, a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para fazer estoques e economizar. Verifique se os preços desses itens estão realmente mais baixos e, caso estejam, aproveite para adquirir uma quantidade maior. No entanto, lembre-se de verificar a data de validade dos produtos e se você terá espaço suficiente para armazená-los.

Principais cuidados ao fazer compras na Black Friday

Além de saber como economizar, é importante tomar alguns cuidados ao fazer compras na Black Friday para não cair em golpes ou ter problemas com os produtos adquiridos. Confira algumas dicas:

  • Preste atenção ao prazo de entrega dos produtos.
  • Verifique o valor do frete antes de finalizar a compra.
  • Certifique-se de que a loja em que está comprando é confiável.
  • Tome cuidado ao realizar pagamentos por boleto ou Pix, pois essas formas de pagamento podem ser alvos de golpes.
  • Saiba se a loja oferece trocas e garantias para os produtos adquiridos durante a Black Friday.
  • Verifique se o produto está realmente em promoção, pois nem todos os itens apresentam descontos significativos durante o evento.

Expectativas para a Black Friday 2023

De acordo com pesquisas, a expectativa para a Black Friday 2023 que será realizada no dia 24 de novembro, é de um aumento nas vendas em relação ao ano anterior. A maioria dos consumidores pretende gastar igual ou mais do que gastou em 2022. Os setores de maior interesse são moda e acessórios, eletrônicos, cosméticos, calçados e eletrodomésticos. A forma de pagamento mais utilizada deve ser o cartão de crédito, seguido pelo Pix.

Evite gastos desnecessários

A Black Friday é uma excelente oportunidade para fazer compras com descontos. No entanto, é fundamental se planejar financeiramente e seguir algumas dicas para evitar gastos desnecessários e endividamento. Ao fazer suas compras, lembre-se de comparar preços, fazer uma lista dos produtos desejados, considerar os gastos pós-compra e tomar cuidado com parcelamentos muito longos. Além disso, fique atento aos cuidados ao fazer compras online, como verificar a reputação da loja e garantir formas seguras de pagamento. Dessa forma, você poderá aproveitar as promoções da Black Friday 2023 sem prejudicar seu orçamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.