BLACK FRIDAY 2023: Data oficial DIVULGADA! Confira essas DICAS e prepare-se para as compras

Veja tudo o que se sabe sobre a edição de 2023 da black Friday, e veja dicas de como se preparar para as compras

Uma das datas mais esperadas por consumidores de todo o país, a black friday de 2023 está cada vez mais próxima. A ocasião conta com uma série de descontos nas compras de produtos como eletrônicos, livros e eletrodomésticos. O setor de serviços também costuma entrar na onda para oferecer abatimentos.

O evento em questão nasceu nos Estados Unidos, onde tem o o objetivo de acabar com os estoques de produtos que não foram comercializados no feriado de Ação de Graças. No Brasil, o Dia de Ação de Graças não é um feriado, e não chega a ser exatamente a data mais popular do ano. Mas a Black Friday foi importada de qualquer forma.

Quando acontece?

Assim como nos anos anteriores, a Black Friday deverá ocorrer em 2023 na última sexta-feira do mês de novembro. Assim, é possível dizer que o evento deverá ocorrer no próximo dia 24 de novembro, ou seja, um dia depois da Ação de Graças.

Vale lembrar, no entanto, que alguns lojistas costumam estender este dia por um período maior. Algumas lojas, por exemplo, costumam aplicar uma semana da Black Friday, fazendo com que os descontos sejam aplicados entre os dias 20 e 24 de novembro de 2023. Alguns mais ousados falam até em mês da Black Friday.

Há ainda algumas outras variações, como a Cyber Monday, que é normalmente realizada na primeira segunda-feira depois da Black Friday, e que este ano ocorre no dia 27 de novembro.

Google prevê otimismo

A expectativa para a Black Friday deste ano é de que o consumo dos brasileiros aumente. Ao menos é o que indica uma projeção realizada pelo Google, que apontou que 67% dos consumidores do país pretendem fazer compras na data. Sete em cada 10 pretendem gastar o mesmo, ou até mais do que no ano passado.

Em comparação com o ano de 2022, trata-se de um aumento de 5% no grau de otimismo das pessoas para o consumo na Black Friday. “A Black Friday passou por três anos atípicos. Para esse ano, tanto o varejo quanto os consumidores estão mais otimistas com a data”, disse Fábio Garcia, head de negócios para varejo do Google Brasil.

O cenário econômico também pode ajudar a explicar o otimismo de boa parte dos consumidores. O dólar, por exemplo, está em situação de estabilidade abaixo dos R$ 5, a inflação está em processo de desaceleração, e a taxa Selic passou pela segunda queda consecutiva neste mês de setembro.

BLACK FRIDAY 2023: Data oficial DIVULGADA! Confira essas DICAS e prepare-se para as compras
Varejo está otimista com a black friday deste ano. Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Dicas para a Black Friday

  • Pesquise

Uma dica importante neste momento é abusar da pesquisa. Mesmo antes da chegada da Black Friday, pode ser positivo já começar a verificar os preços daquele produto que você está procurando. Assim, quando a data chegar, você vai poder comparar para saber se houve uma queda de preço vantajosa, ou não.

“Quando a pessoa pesquisa antes da Black Friday, ela vai poder ficar de olho nos valores, nos sites, e até recomendamos tirar print da tela indicado o valor do produto, ou guardar o folheto de uma loja, e guardar até o dia da Black Friday para comprar e ver se realmente foi uma promoção valida”, disse a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Carolina Vesentini

  • Verifique a reputação

Uma outra dica importante é verificar a reputação do fornecedor do produto em questão. Esta pesquisa, aliás, pode ser feita através de sites de órgãos de defesa do consumidor, como o “consumidor.gov.bre “Reclame Aqui”.

  • Planeje o seu orçamento

Mesmo que na Black Friday os preços dos produtos estejam mais atraentes, isso não quer dizer que o cidadão estará livre do pagamento. Ao comprar um item, o consumidor está necessariamente contratando mais uma dívida. Assim, é importante analisar o seu orçamento para entender se é possível realizar esta nova compra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.