Bancos liberam CRÉDITO CONSIGNADO do AUXÍLIO BRASIL; veja a lista e como contratar

Alguns bancos já anunciaram o consignado do Auxílio, outros já adiantaram que não oferecerão tal modalidade de crédito

Uma semana depois da sanção do consignado para os usuários do Auxílio Brasil, bancos brasileiros ainda tentam se adaptar ao processo para decidir o que fazer. Alguns deles já adiantaram que permitirão a solicitação, outros afirmam que aguardam a regulamentação pelo Ministério da Cidadania e um terceiro grupo já bateu o martelo dizendo que não oferecerão nada.

O banco Agi, por exemplo, anunciou que oferecerá o crédito. “O Agi já oferece crédito consignado para beneficiários do INSS e agora passa a oferecer também para beneficiários do Auxílio Brasil”, disse a instituição em uma nota enviada ao jornal Valor nesta segunda-feira (8). A instituição elogiou a liberação do empréstimo.

“A sanção dessa medida representa a possibilidade de acesso ao crédito a milhões de brasileiros que precisam do recurso para realizar algum projeto específico ou até mesmo para as demandas básicas do dia a dia. Entendemos ser um importante mecanismo de inclusão financeira para esse público”, completou ele.

Do outro lado, está o banco Bradesco. Em declaração recente, o presidente da instituição, Octavio de Lazari Júnior, adiantou que eles não oferecerão o consignado. “Não se trata de uma aposentadoria ou pensão, mas um benefício a pessoas que estão em dificuldades. Portanto, o Bradesco não vai operar nessa carteira. Estamos falando de indivíduos vulneráveis”, disse ele.

“Em vez de ser uma boa operação para o banco e para o cliente, entendemos que a pessoa terá mais dificuldade quando o benefício cessar, e, por isso, preferimos não operar”, completou ele. De acordo com informações da imprensa, representantes de bancos como Santander e Itaú ainda devem aguardar pela regulamentação do Ministério da Cidadania.

Consignado liberado

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o texto do consignado do Auxílio Brasil. A lei já tinha sido aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, e antes mesmo já estava valendo porque era regida por uma Medida Provisória (MP).

Com a sanção de Bolsonaro, o consignado está oficialmente liberado. Assim, as pessoas já podem fazer a solicitação. De qualquer forma, a maioria das instituições financeiras ainda aguarda pela regulamentação do Ministério da Cidadania.

Informações de bastidores dão conta de que a pasta só deverá sancionar o projeto em uma data mais próxima das eleições. Até lá, a principal dica dos especialistas é esperar para que o cidadão consiga uma taxa de juros mais baixa.

Reunião com empresários

Nesta segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem um encontro marcado com representantes da Federação Nacional dos Bancos (Febraban). Entre outros pontos, eles deverão discutir a questão do consignado do Auxílio Brasil.

O Ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, confirmou a informação. “Vamos fazer um apelo à Febraban e aos seus associados para que tenham sensibilidade neste momento com a população mais pobre e necessitada”, disse ele em entrevista ao portal Poder 360.

“O empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil precisa ser com juros que não coloquem essa população mais vulnerável em dificuldades. O momento atual pede união de todos, e tenho certeza de que os bancos pensam no bem no Brasil”, completou Nogueira sobre a situação do consignado do programa social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.