Banco Central: processo e metodologia de validação dos dados oficiais

Entenda o processo e a metodologia de validação dos dados estatísticos oficiais do Banco Central do Brasil (BCB). Saiba mais detalhes!

De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), as revisões ordinárias anuais ocorrem após a publicação das estatísticas econômicas oficiais do ano de referência, causadas, no mais das vezes, pelo resultado do processo de validação da qualidade dos dados, pela disponibilidade de informações ausentes quando da primeira publicação, especialmente oriundas de pesquisas e/ou fontes de dados anuais, entre outros. 

Banco Central:  processo e metodologia de validação dos dados oficiais

Essas revisões implicam, em geral, revisão de séries históricas para períodos mais longos, informa o Banco Central do Brasil (BCB) em documento oficial. Porém, há casos mais frequentes dessas revisões incluem, por exemplo:

As revisões das estatísticas de balanço de pagamentos em função da disponibilidade dos resultados validados das pesquisas Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) e Censo de Capitais Estrangeiros no País, com impactos nas rubricas de lucros e dividendos e investimentos diretos, neste último caso, tanto as transações quanto às posições.

Aprimoramento da consistência entre os documentos 

Nas estatísticas de crédito, o aprimoramento da consistência entre os documentos remetidos pelas instituições financeiras, assim como a reavaliação e/ou o reprocessamento dos modelos de dessazonalização das estatísticas monetárias e de crédito. Por outro lado, nas estatísticas das contas financeiras setoriais, a incorporação de informações disponíveis em periodicidade anual e com grande defasagem nas estatísticas trimestrais e anuais.

Em relação às estatísticas de patrimônio financeiro líquido do governo geral, às estatísticas fiscais regionalizadas e às estatísticas harmonizadas do Mercosul, as revisões anuais poderão decorrer da incorporação e/ou atualização de informações disponibilizadas anualmente ou de mudança de fonte de dados, entre outros, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Nota técnica

A divulgação das revisões ordinárias anuais ocorre mediante publicação de item específico e detalhado no texto que acompanha a divulgação das estatísticas e/ou mediante publicação de nota técnica ou, ainda, de atualização do respectivo manual estatístico, quando for o caso, ressalta a instituição.

As revisões metodológicas não têm periodicidade definida, posto que são decorrentes de aprimoramentos dos padrões metodológicos internacionais; de mudanças de conceitos, definições, classificações, cobertura e abrangência aplicáveis às estatísticas; de alterações legais e/ou regulamentares; de melhorias na metodologia de estimação de variáveis específicas, entre outros.

Atualização dos manuais estatísticos

Devido a essas características, essas revisões tendem a gerar quebras das séries históricas, razão pela qual são planejadas com antecedência para, entre outros, buscar retroagir as séries para o mais longo período possível.

Igualmente, em função do planejamento dessa modalidade, a revisão estatística deve ser comunicada com antecedência aos usuários, com detalhamento da nova metodologia, em geral mediante a publicação de nota técnica ou de atualização dos manuais estatísticos, seus impactos nas séries históricas e data prevista para sua implementação, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB) em documento oficial, disponibilizado publicamente em sua plataforma oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.