Banco Central: os diferentes mecanismos utilizados para fins de cálculo

Confira os diferentes mecanismos utilizados para fins de cálculo pelo Banco Central e outras informações oficiais. Saiba mais!

De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a correta avaliação dos resultados alcançados permite verificar a adequação das estratégias vis-à-vis os objetivos estratégicos definidos.

Banco Central: os diferentes mecanismos utilizados para fins de cálculo

A análise dos rendimentos obtidos nas aplicações das reservas internacionais deve ser feita considerando-se os objetivos estratégicos do Banco Central do Brasil (BCB) e os diferentes mecanismos utilizados para fins de cálculo. 

Sistema gerencial desenvolvido internamente 

O Banco Central do Brasil (BCB) considera o resultado contábil para a elaboração de seu balanço e os dados oriundos do sistema gerencial desenvolvido internamente para auxílio às decisões de investimento e aos controles internos.

Os retornos não são calculados em função do montante investido

O resultado contábil, no entanto, não é o mais adequado do ponto de vista de tomada de decisões de investimentos, já que os retornos não são calculados em função do montante investido, que é alterado com a compra ou com a venda de moeda estrangeira, explica o Banco Central do Brasil (BCB).

A flutuação da taxa de câmbio

Além disso, como as reservas são aplicadas no mercado internacional, a apuração em reais incorpora a flutuação da taxa de câmbio entre o real e as outras moedas, o que dificulta a análise da rentabilidade em diferentes mercados. 

A avaliação das carteiras em base diária

Para solucionar esses problemas, seguindo padrão internacional, o Banco Central do Brasil (BCB) calcula a rentabilidade das reservas utilizando sistema gerencial, o qual permite a avaliação das carteiras em base diária, possibilitando, também, o acompanhamento das estratégias de investimento em mercados distintos.

O retorno dos investimentos das reservas internacionais

O retorno dos investimentos das reservas internacionais decorre de alguns fatores que influenciam o valor das carteiras, como os níveis de juros e as paridades das moedas de investimento contra o dólar norte-americano (moeda numerário para avaliação das reservas), informa o Banco Central do Brasil (BCB) em documento oficial. 

Houve leve alta de juros nos EUA

Ao longo do ano, houve leve alta de juros nos EUA, compensada por resultado positivo nos investimentos em títulos indexados à inflação americana e títulos públicos chineses, além de ganhos com índice de ações nos EUA. 

O dólar norte-americano se valorizou ante as demais moedas dos ativos

Esse movimento gerou resultado positivo com juros e demais fatores de 0,20%. Por outro lado, o dólar norte-americano se valorizou ante as demais moedas dos ativos que compõem as reservas, o que levou ao resultado cambial de -0,82%, analisa o Banco Central do Brasil (BCB) em documento oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.