Os resultados dos investimentos das reservas em dólar e seus componentes de moeda e de juros

Os resultados dos investimentos das reservas em dólar e seus componentes de moeda e de juros são analisados pelo Banco Central. Confira!

De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), as reservas internacionais brasileiras apresentaram resultado negativo de -0,62%. 

Os resultados dos investimentos das reservas em dólar e seus componentes de moeda e de juros

Na divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB) são mostrados os resultados dos investimentos das reservas em dólar e seus componentes de moeda e de juros.

O componente de juros corresponde ao retorno total das reservas 

Por razões operacionais, o componente de juros corresponde ao retorno total das reservas, sem considerar a variação cambial, e seu resultado é apresentado em destaque, dada a predominância de investimentos em renda fixa nas reservas.

O Direito Especial de Saque (DES)

Por outro lado, considerando como moeda-base o Direito Especial de Saque (DES), o resultado das reservas internacionais foi positivo em 2,27%, refletindo o fato de as reservas terem um percentual maior de dólar norte-americano do que a composição do DES, destaca o Banco Central do Brasil (BCB). 

O histórico do resultado numerário para as reservas gerenciadas internamente pelo Banco Central do Brasil (BCB)

Ao final de 2021, 95,77% das reservas internacionais brasileiras estavam alocadas nas moedas que compõem o DES. O histórico do resultado nesse numerário para as reservas gerenciadas internamente pelo Banco Central do Brasil (BCB) está disponível de forma integral no documento oficial da instituição, divulgado em março de 2022.

As variações do real em relação às moedas da reserva dominam o resultado total

O uso do real como numerário, por sua vez, traz informações adicionais sobre as variações da reserva internacional. Nesse caso, as variações do real em relação às moedas da reserva dominam o resultado total.

A volatilidade do real é significativamente mais alta que a do dólar

Adicionalmente, como a volatilidade do real é significativamente mais alta que a do dólar ante seus pares, o resultado nesse numerário sofre ainda mais influência das flutuações cambiais, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

O resultado consolidado das reservas medido em reais

O resultado consolidado das reservas medido em reais no ano de 2021 foi positivo em 6,72%. O Banco Central do Brasil (BCB) destaca o resultado nos últimos dez anos, em reais, das reservas gerenciadas internamente.

Cesta de moedas definida e utilizada como numerário pelo FMI

 O DES é composto pelas seguintes moedas: dólar norte-americano (41,6%), euro (31,3%), libra esterlina (8,2%), iene (7,4%) e renminbi (11,4%) – dados de 23 de dezembro de 2021, destaca o Banco Central do Brasil (BCB) em documento oficial divulgado recentemente, em março de 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.