Banco Central aponta que economia recuou quase 1% em janeiro

De acordo com dados do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado hoje (17) pelo Banco Central (BC), houve uma queda de quase 1% em janeiro, na comparação com dezembro do ano passado.

De acordo com o índice, a economia brasileira sofreu uma queda de 0,99%, considerando o percentual já dessazonalizado para compensar eventuais diferenças entre os períodos, como o número maior de feriados ou fins de semana. Com a variação, o indicador fechou o mês em 138,48 pontos.

Os dados do IBC-Br incorporam informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia. Estes setores são: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além de dados sobre o volume de impostos. Segundo o BC,  na comparação com janeiro de 2021, o IBC-Br registrou variação positiva de 0,01%. Na comparação com os três meses anteriores, o IBC-Br ficou em 0,19% e no acumulado em 12 meses avançou 4,73%.

O índice, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), consiste em uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a taxa Selic, essa sofreu outro aumento ontem (16) pelo banco em 11,75% ao ano.

Alta da taxa Selic na economia

A taxa Selic já vem sendo alvo de alterações já a algum tempo, com isso, essa será a nona alteração consecutiva da mesma. Além disso, este é o maior nível desde abril de 2017, quando a mesma se encontrava a 12,25% ao ano. Apesar da alta, o BC reduziu o ritmo do aperto monetário. Assim, depois de três aumentos seguidos de 1,5 ponto porcentual, a taxa foi elevada em 1 ponto.

Dos meses de março a junho do ano passado, o Copom tinha elevado a taxa em 0,75 ponto porcentual em cada encontro. Já no início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião a fim de suavizar o aumento da taxa.

Contudo, mesmo com a decisão do dia 16, a Selic continua num ciclo de alta, depois de passar seis anos em alta. De julho de 2015 a outubro de 2016, a taxa permaneceu em 14,25% ao ano. Depois disso, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018.

Em agosto de 2019 a Selic voltou a ser reduzida, até alcançar 2% ao ano em agosto de 2020, influenciada pela contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Esse era o menor nível da série histórica iniciada em 1986.

Previsão do PIB é revista

Nesta quinta-feira, o Ministério da Economia diminuiu também a previsão de crescimento do PIB brasileiro para este ano. Com essa redução, a estimativa de crescimento foi de  2,1% para 1,5%. Para o próximo ano a projeção continuou a mesma de antes, com crescimento de 2,5%.

Além da redução do PIB, o governo aumentou a previsão da inflação para este ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que passou de 4,7% para 6,55%. O principal motivo para esses aumentos, tanto na inflação quanto no IPCA, se dá devido ao atual estado de crise na economia ocasionado pelo período de guerra na Ucrânia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.