Auxílio Brasil: atualização do Cadúnico pode gerar bloqueios? Entenda

De acordo com o Governo Federal, processo de atualização do Cadúnico deve acontecer ao menos uma vez a cada dois meses

O Governo Federal alerta que os cidadãos que possuem um perfil ativo no Cadúnico, precisam fazer a atualização das suas informações, ao menos uma vez, a cada 24 meses. Ainda de acordo com o Planalto, quem não segue essa regra passa a correr o risco de ser bloqueado de qualquer benefício que esteja recebendo.

Entretanto, o fato é que alguns usuários de programas sociais revelam um certo temor de realizar essa atualização. Essas pessoas temem que esse procedimento possa fazer com que elas acabem por perder o benefício que recebem. Mas afinal de contas, qual é a verdade sobre essa história? O que o Governo diz sobre isso?

De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, nenhum cidadão pode perder um benefício social, seja ele o Auxílio Brasil ou não, por simplesmente atualizar as informações do Cadúnico. Isso por si só não é motivo para que uma pessoa perca qualquer projeto social.

Pelo contrário, o que acontece com certa frequência é o ato de bloqueio de um benefício social por causa de uma falta de atualização da lista. Vale lembrar aqui que o Governo Federal não usa apenas o Cadúnico como a sua base de informações dos usuários dos programas sociais. E isso pode fazer toda a diferença nessa história.

Imagine, por exemplo, que um membro da família consegue um emprego, mas opta por não atualizar essa informação no Cadúnico. Mesmo que esse dado não esteja disponível nesta lista, o Governo pode saber que o usuário conseguiu um emprego por outras fontes e a partir daí decidir bloquear o benefício ao alegar uma inconsistência de dados.

Quando a atualização gera bloqueio?

De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, a única questão que pode resultar em um bloqueio é a situação da renda per capita da família. Esse assunto sim, pode mexer com os recebimentos do benefício.

Segundo o Governo Federal, o limite máximo de renda per capita mensal familiar permitido para o recebimento do Auxílio Brasil é de R$ 210. Quem recebe mais do que isso não terá a oportunidade de entrar no benefício.

Entretanto, é importante lembrar que o cidadão que já faz parte do programa, passa a ter um emprego e ultrapassa esse limite de renda, não será excluído do projeto automaticamente. Ele ainda entrará em uma chamada regra de transição e seguirá dentro do benefício por mais dois anos, pelo menos.

Em um pronunciamento realizado na TV, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse ainda que as pessoas que conseguirem um emprego também não serão excluídas de vez do programa. Elas também terão a possibilidade de ter um período de transição com possibilidade de ganho de mais R$ 200 por mês.

Auxílio Brasil volta nesta sexta (18)

De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, os pagamentos do Auxílio Brasil deverão retornar a partir desta sexta-feira (18). Neste dia, será a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

O cidadão pode consultar a situação da sua conta no Auxílio Brasil por meio do aplicativo oficial do programa. Ele está disponível para download nas principais lojas de app do celular. Outra fonte de informação é o Caixa Tem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.