Banco Central: Copom eleva a taxa Selic para 9,25%

O Banco Central informa que o Copom elevou a taxa Selic para 9,25%.. O aparecimento da variante Ômicron eleva a incerteza do cenário.

Conforme divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB), em sua 243ª reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 9,25% a.a.

Banco Central do Brasil informa que o Copom elevou a taxa Selic para 9,25%

De acordo com a plataforma oficial do Banco Central do Brasil (BCB), a atualização do cenário básico do Comitê de Política Monetária (Copom) pode ser descrita com as observações abaixo relacionadas.

Cenário externo se tornou menos favorável

No cenário externo, o ambiente se tornou menos favorável. De acordo com as informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), alguns bancos centrais das principais economias expressaram claramente a necessidade de cautela frente à maior persistência da inflação, tornando as condições financeiras mais desafiadoras para economias emergentes. 

O aparecimento da variante Ômicron eleva a incerteza quanto ao ritmo de recuperação nas economias centrais

Além disso, a possibilidade de nova onda da Covid-19 durante o inverno e o aparecimento da variante Ômicron adicionam incerteza quanto ao ritmo de recuperação nas economias centrais, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Econômica brasileira: evolução moderadamente abaixo da esperada

Dessa forma, em relação à atividade econômica brasileira, indicadores divulgados desde a última reunião mostram novamente uma evolução moderadamente abaixo da esperada.

A inflação ao consumidor continua elevada

A inflação ao consumidor continua elevada. Segundo a reunião do Copom, a alta dos preços foi acima da esperada, tanto nos componentes mais voláteis como também nos itens associados à inflação subjacente.

As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação. Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), as expectativas de inflação para 2021, 2022 e 2023 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 10,2%, 5,0% e 3,5%, respectivamente.

Cenário básico

No cenário básico, com trajetória para a taxa de juros extraída da pesquisa Focus e taxa de câmbio partindo de USD/BRL 5,65*, e evoluindo segundo a paridade do poder de compra (PPC), as projeções de inflação do Copom situam-se em torno de 10,2% para 2021, 4,7% para 2022 e 3,2% para 2023. 

Projeção de inflação elevada para 2022

De acordo com a divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB), esse cenário supõe trajetória de juros que se eleva para 9,25% a.a. neste ano e para 11,75% a.a. durante 2022, terminando o ano em 11,25%, e reduz-se para 8,00% a.a. em 2023.

Nesse cenário, as projeções para a inflação de preços administrados são de 16,7% para 2021, 3,8% para 2022 e 5,2% para 2023. Adotam-se bandeira tarifária “escassez hídrica” em dezembro de 2021 e a hipótese de bandeira tarifária “vermelha patamar 2” em dezembro de 2022 e dezembro de 2023, informa o Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.