Saiba como utilizar o backup do WhatsApp da forma correta

O recurso pode ser armazenado na nuvem do aparelho, sendo o Google Drive para Android e iCloud para iPhone.

O WhatsApp possui uma ferramenta que permite salvar o histórico de mensagens do aplicativo chamada de backup. O recurso pode ser armazenado na nuvem do aparelho, sendo o Google Drive para Android e iCloud para iPhone. Confira mais informações a seguir.

Veja também: WhatsApp: Nova função permite colocar tempo de duração em todas mensagens

Sobre o backup do WhatsApp

  • O backup do WhatsApp pode ser protegido em nuvem com criptografia

O usuário consegue criptografar o backup do WhatsApp no Google Drive e no iCloud. A possibilidade lançada em setembro deste ano permite que o histórico arquivado seja protegido com a mesma camada de segurança oferecida pelo mensageiro. Ao ativar a função, basta criar uma senha para proteger o backup ou ainda usar um código de 64 dígitos gerado pelo próprio WhatsApp de forma aleatória.

  • O backup pode ser salvo fora do WhatsApp

O WhatsApp permite que o backup seja feito de maneiras diferentes. As possibilidades garantem que o histórico possa ser guardado no próprio dispositivo ou no computador. Todavia, só pode ser acessado pelo aplicativo, usando a mesma conta em que a cópia de segurança foi salva

  • Restauração do backup para recuperar mensagens apagadas

Caso tenha apagado alguma conversa do mensageiro sem querer, é possível recuperá-la com a restauração do backup. Com a certeza de que o histórico foi salvo, basta desinstalar e instalar novamente o aplicativo para que o chat apagado seja restaurado. Vale ressaltar que essas mensagens devem ter sido excluídas, no máximo, a 24 horas.

  • O backup do WhatsApp não ocupa espaço no Google Drive

Aqueles que salvam o backup no Google Drive não precisam se preocupar com a memória disponível. Isso porque, a recurso do WhatsApp não ocupa espaço na nuvem, devido a parceira em que o mensageiro possui com o Google.

Em contrapartida, os usuários de iPhone (iOS) devem estar cientes de que a vantagem de armazenamento não se aplica ao iCloud. Neste sentido, para salvar o histórico das conversas do aplicativo o usuário deve ter o dobro de espaço referente ao tamanho do backup na nuvem.

  • Saiba como ativar o backup automático no WhatsApp

No Android:

  1. Acesse as configurações do WhatsApp;
  2. Agora clique em “Conversas”;
  3. Em seguida, toque em “Backup de conversas” e em “Fazer backup no Google Drive”;
  4. Pronto! O histórico da conversa será salvo.

No iPhone (iOS):

  1. Abra o mensageiro e acesse a aba “Ajustes”;
  2. Em seguida, toque sobre “Conversas”;
  3. Feito isto, toque em “Backup de conversas” e depois em “Backup automático”;
  4. Na sequência, basta indicar a frequência em que deseja salvar os dados na nuvem, que pode ser diária, semanal ou mensal.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.