Banco Central aprimora regras do Pix

O Banco Central aprimorou regras de limites de valor de transações Pix e divulgou outros aperfeiçoamentos operacionais. Saiba mais!

O Banco Central do Brasil (BCB) aprimorou regras de limites de valor de transações Pix e divulgou outros aperfeiçoamentos operacionais. Confira informações relevantes!

Banco Central aprimora regras do Pix

Essa medida tem como objetivo adequar os limites usualmente disponibilizados nos caixas eletrônicos para saques tradicionais, de acordo com o Banco Central do Brasil (BCB). Assim, com o Pix Saque, os usuários terão acesso ao serviço com condições similares às do saque tradicional, ressalta a divulgação oficial.

Limites

Embora a IN 331 tenha retirado a obrigatoriedade de limite por transação do Pix, mantendo apenas o limite por período de tempo, as regras para aumento e redução dos limites a pedido dos clientes não sofreram quaisquer alterações, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Assim, mantendo-se a exigência de que pedidos para redução de limite – seja de transações de saque, pagamentos ou transferências – sejam acatados de forma imediata, enquanto pedidos para ampliação dos limites são processados e produzem efeitos, se acatados pelo participante, entre 24 e 48 horas após a solicitação do usuário.

Na prática

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), as novas regras trazidas pela IN 331 passam a valer a partir de 2 de janeiro de 2023, exceto os ajustes nas disposições relacionadas à disponibilização da funcionalidade de gestão dos limites para os clientes por meio do aplicativo ou do canal digital da instituição, que valem a partir de 3 de julho de 2023.

Alterações no Regulamento do Pix

O Banco Central do Brasil (BCB) ainda promoveu alteração no regulamento do Pix para, entre outros aperfeiçoamentos operacionais, facilitar o recebimento de recursos por correspondentes bancários por meio do Pix, a exemplo do que já ocorre com as lotéricas, e viabilizar o pagamento de salários, aposentadorias e pensões pelo Tesouro Nacional por meio do Pix, segundo informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB).

O Pix é uma ferramenta de sucesso

O Pix é uma inovação tecnológica que teve uma grande aceitação desde o seu lançamento. O Banco Central do Brasil (BCB) agregou valor ao Pix através de novas possibilidades.

Tenha cuidado com golpes

Contudo, como muitas ferramentas online, o Pix é uma modalidade muito utilizada para golpes e fraudes. Por isso, embora o Banco Central do Brasil (BCB) sempre destaque a segurança da ferramenta, é necessário que os usuários tenham cuidados com golpes e fraudes através das possibilidades do Pix.

Visto que pagamentos são feitos de maneira instantânea por meio de chaves. Sendo assim, o Pix é uma ferramenta que requer aprimoramentos constantes para melhorar a experiência do usuário e elevar a sua segurança em diversos aspectos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.