Banco Central: a evolução do índice de atividade econômica regional 

Confira a evolução do índice de atividade econômica regional, de acordo com informação oficial do Banco Central do Brasil (BCB). 

Confira a evolução do índice de atividade econômica regional, de acordo com informação oficial do Banco Central do Brasil (BCB)., divulgada na data desta publicação.

Banco Central: a evolução do índice de atividade econômica regional 

As economias das cinco regiões e de todos os estados para os quais se calcula o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) cresceram em 2021, refletindo, em especial, a recuperação do setor de serviços, sobretudo de atividades mais afetadas pela pandemia em 2020, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

A despeito do avanço generalizado, resultados desiguais entre os setores e especificidades das estruturas produtivas locais levaram às distintas magnitudes de expansão regional. 

Resultados desiguais entre os setores

Considerando os dados anuais, apenas no Nordeste o nível de atividade ficou aquém do observado em 2019 (pré-pandemia). O Norte registrou a menor taxa de crescimento anual, porém foi a região cuja atividade menos recuou em 2020. De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), a agricultura e o comércio assinalaram contribuições positivas, porém menos intensas do que no ano anterior. 

Indústria

Na indústria, a relativa estabilidade ocorreu com reversão nos desempenhos por segmento – a extrativa passou de alta em 2020 para baixa em 2021, e vice-versa na transformação, pondera o Banco Central do Brasil (BCB).

Serviços

O setor de serviços, com alta disseminada – principalmente nas atividades profissionais,científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares – foi o principal condicionante para o crescimento da atividade. 

A redução do Auxílio Emergencial (AE) no primeiro trimestre

O Banco Central do Brasil (BCB) ressalta que a economia da região sofreu os efeitos do agravamento da pandemia e redução do Auxílio Emergencial (AE) no primeiro trimestre, situação parcialmente revertida nos dois trimestres seguintes. No último trimestre do ano, a economia voltou a retrair, repercutindo fracos resultados da indústria (extrativa), comércio e serviços.

Nordeste – a evolução favorável da construção contribuiu para a atividade regional

No Nordeste, o dinamismo da economia em 2021 ancorou-se no setor de serviços, sobretudo aqueles prestados às famílias – destaque para alojamento e alimentação –, mas também transporte, educação e serviços financeiros e empresas. 

Adicionalmente, mantendo a trajetória observada em 2020, a evolução favorável da construção contribuiu para a atividade regional, com geração de 41 mil postos de trabalho no ano. Por outro lado, comércio e indústria – exceto produção e distribuição de eletricidade, gás e água – registraram arrefecimento ao longo de 2021. 

Segundo o Banco Central do Brasil (BCB), o Nordeste também foi impactado pela interrupção (e posterior retorno) do auxílio emergencial às famílias no primeiro semestre, destaca a análise oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.